Ponta Grossa
Aliel destaca investimentos em PG no combate ao câncer;
Obras do novo bunker e aquisição de acelerador linear colocam a Santa Casa entre as principais referências regionais no tratamento do câncer
João Bobato | 05 de fevereiro de 2026 - 06:30
Neste Dia Mundial do Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4), o deputado federal Aliel Machado (PV) destacou, nas redes sociais, um dos maiores avanços para a saúde pública dos Campos Gerais: o andamento das obras do novo bunker do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa e a aquisição de um acelerador linear de última geração, que vão transformar o tratamento oncológico na região.
O projeto, que soma investimentos superiores a R$ 20 milhões, garante a instalação de tecnologia de ponta para o atendimento de pacientes com câncer pelo SUS, ampliando a capacidade de atendimento, reduzindo filas e evitando o deslocamento de pacientes para outros centros. O acelerador linear, avaliado em cerca de R$ 12 milhões, será viabilizado por meio de recursos federais articulados pelo deputado Aliel junto ao Ministério da Saúde.
Atendimento digno
“Hoje é dia de lembrar que a luta contra o câncer também se faz com compromisso, coragem e ação concreta. Há quase um ano, vivemos um daqueles momentos que renovam a esperança. Ao lado do provedor da Santa Casa, Juarez Carvalho, do diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciamos investimentos históricos que vão curar pessoas e salvar vidas”, destacou Aliel.
O deputado reforçou ainda o impacto regional da obra. “Mais de 1 milhão de pessoas serão impactadas com a construção do novo Centro de Oncologia, viabilizado com recursos da Itaipu, e com a aquisição do acelerador linear mais moderno do país, conquistado pelo nosso mandato junto ao Ministério da Saúde. Um equipamento que muda o patamar do atendimento oncológico em toda a região”, afirmou.
Além do equipamento, a construção do bunker — estrutura essencial para abrigar o acelerador linear — avança em ritmo acelerado. A obra é viabilizada por meio de parceria da Santa Casa com a Itaipu Binacional, que destinou recursos para a execução da estrutura e para reformas em setores estratégicos do hospital.
Referência regional
“São histórias que deixarão de ser interrompidas. Famílias que não precisarão se despedir antes do tempo. Mais dignidade, mais cuidado e mais esperança para quem enfrenta a luta mais difícil da vida”, concluiu. Quando finalizado, o novo Centro de Radioterapia consolidará Ponta Grossa como referência regional no combate ao câncer, oferecendo tratamentos mais rápidos, precisos e humanizados, e marcando um novo capítulo para a oncologia pública nos Campos Gerais.
Com informações da assessoria de imprensa.