PUBLICIDADE

'Governo sem Papel' amplia eficiência na Prefeitura de PG

Desde o início do programa, o Poder Executivo já deixou de utilizar 464,7 mil folhas; sistemas também foram automatizados com os serviços on-line.

Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa.
Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa. -

Desde o início do programa, o Poder Executivo já deixou de utilizar 464,7 mil folhas; sistemas também foram automatizados com os serviços on-line

Implantado em 2021 na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), o programa 'Governo sem Papel' garante agilidade, comodidade e segurança nos processos junto à administração municipal. Apresentada pela Agência de Inovação e Desenvolvimento (AID) de Ponta Grossa, a iniciativa garante para a população a possibilidade de realizar o protocolo de mais de 400 diferentes solicitações de forma totalmente on-line, sem a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento do Poder Executivo.

É mais facilidade ao cidadão, menor custo para a administração municipal com processos impressos e uma atenção especial também com o meio ambiente. Entre os serviços mais utilizados pela população desde a implantação do 'Governo sem Papel' estão: parcelamento de dívidas, isenção de IPTU, ofícios, alteração de titularidade, certidão de metragem/confrontante, além de Passe Livre para alunos do Ensino Fundamental e Médio e pedido de vagas especiais. “A modernização é uma das metas de nossa gestão e com o 'Governo sem Papel' reduzimos a burocracia e garantimos um melhor atendimento ao cidadão”, reforça a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt (PSD).

O 'Governo sem Papel' já garante maior eficiência no atendimento à população, aumentando também o número de processos abertos. No comparativo do período entre 1º de janeiro até 2 de maio, no ano de 2021 foram 3.340 processos abertos on-line contra 10.107 agora em 2022. No total de processos abertos, neste mesmo período, também há um aumento, passando de 10.954 (2021) para 20.809 (2022).

Sustentabilidade

Com a modernização do sistema, o atendimento à população é mais eficaz. Além da redução de custos, os benefícios ambientais também estão garantidos com a redução no uso de folhas de papel. Em média, cada processo possui no mínimo oito folhas. Só em 2022, foram economizadas mais de 166 mil folhas, em média. Ao considerar a economia registrada desde a implantação do 'Governo sem Papel', são mais de 464,7 mil folhas que deixaram de ser usadas.

“Somente em 2021, mais de 41 mil processos físicos tramitaram na Prefeitura, o que representa mais de 1 milhão de folhas de papel impressas. É uma medida extremamente eficaz para o cidadão, para o poder público e de extrema importância para o nosso meio ambiente”, reforça a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

Eficiência

O projeto proporciona também maior celeridade nos processos. É a inovação garantindo o desenvolvimento digital e acessível, desburocratizando e simplificando processos.

Em 2021, a primeira resposta levava, em média, 27 dias. Agora, já com os processos tramitando em meio digital, o prazo caiu para 15 dias. Já a média geral de respostas dos setores que em 2021 chegava a 113 dias teve a redução para 29 dias. “Conseguimos implantar uma nova cultura dentro da administração municipal. E com apenas um ano de experiência já temos melhoras fundamentais nos processos e prazos, além de resultados fantásticos junto à nossa população”, finaliza a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento.

Com informações: assessoria de imprensa PMPG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE