PUBLICIDADE

Castro terá a primeira praça sensorial dos Campos Gerais

Espaço inovador na praça do Senac vai estimular os sentidos e ampliar o acesso de crianças neurodivergentes aos espaços públicos

Castro terá a primeira praça sensorial dos Campos Gerais, um projeto inovador voltado à inclusão, ao desenvolvimento cognitivo e ao bem-estar da população. A estrutura está sendo construída na Praça Vereador Antonio R. Silveira, conhecida como Praça do Senac, na região central, com investimento superior a R$ 100 mil em recursos próprios.

A obra é conduzida pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e Inclusão, com previsão de inauguração já no mês de maio.

A proposta do espaço é estimular os sentidos por meio de ambientes interativos e acessíveis. A praça sensorial é especialmente voltada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras necessidades específicas, mas aberta a toda a comunidade.

O projeto inclui uma série de estruturas pensadas para promover experiências sensoriais diversificadas. Entre os destaques estão o pergolado curvo, canteiros de plantas aromáticas, painéis interativos de visão e movimento, túnel, portal e um novo parquinho com acessibilidade e piso emborrachado, garantindo mais segurança para as crianças. Um Painel Metalofone (brinquedo musical educativo) vai trazer benefícios pedagógicos, estimulando a percepção auditiva e coordenação motora.

Um dos principais atrativos será o caminho sensorial, composto por diferentes texturas como cerâmica, madeira, pedra, areia, grama, terra e piso emborrachado, estimulando o tato e a percepção corporal. Já no canteiro aromático, espécies como hortelã, manjericão e boldo vão proporcionar estímulos olfativos naturais.

O espaço também terá equipamentos lúdicos produzidos com materiais reaproveitados, reforçando o compromisso ambiental do projeto. Entre eles estão moto e trator feitos com pneus, amarelinha, túnel, centopeias e até uma parede de escalada.

Além disso, o paisagismo prevê lavandas, amoreiras, flores da estação e espécies ornamentais, criando um ambiente acolhedor e propício para relaxamento e convivência.

Para o secretário municipal de Governo, Ricardo Cardoso Filho, a iniciativa representa um avanço importante na política pública de inclusão. “Um projeto inovador, que mostra o cuidado da nossa gestão com a inclusão. Será algo totalmente novo e que reforça nosso compromisso de ampliar o acesso das crianças neurodivergentes aos espaços públicos”, afirma.

Já a secretária da Mulher e Inclusão, Bianca Rodrigues Mariano, destaca o caráter transformador da obra. “É um sonho que estamos realizando. E ainda vai ter uma pegada no ESG, pois usa brinquedos com materiais reciclados ou reaproveitados”, ressalta.

A praça sensorial também funcionará como um espaço de convivência e integração social, promovendo interação entre famílias, desenvolvimento motor e equilíbrio emocional, além de incentivar o contato com a natureza em pleno centro da cidade.

ORIENTAÇÃO PARENTAL

A Secretaria da Mulher e Inclusão de Castro, implantou o Centro de Referência em Atendimento à Família Atípica (CRAFA) responsável pela execução do Programa de Ciclos Formativos em Orientação Parental, voltado ao fortalecimento das famílias e à orientação prática para situações do cotidiano.

O programa tem como objetivo oferecer suporte, informação e estratégias funcionais às famílias com crianças neurodivergentes de 0 a 12 anos. Iniciando pelas crianças matriculadas na rede municipal de ensino, o programa promoverá acolhimento, autonomia e a melhoria da qualidade das relações familiares.

A iniciativa é composta por oito ciclos formativos, organizados em grupos de até 30 participantes. Cada grupo participa de um ciclo com duração de dois meses, com encontros semanais de duas horas, realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, garantindo maior acesso às famílias.

O programa é desenvolvido pela Secretaria que atenderá o fluxo das famílias de crianças neurodivergentes encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Secretaria Municipal de Saúde, fortalecendo a articulação intersetorial e assegurando um atendimento integrado às políticas públicas.

RESUMO

Projeto inclusivo: A cidade terá a primeira praça sensorial dos Campos Gerais, focada no desenvolvimento cognitivo e bem-estar de pessoas com autismo e outras necessidades específicas.

Estímulos sensoriais: O espaço contará com caminhos de diferentes texturas, canteiros aromáticos, painéis interativos e instrumentos musicais para estimular os sentidos de forma lúdica.

Sustentabilidade e lazer: Com inauguração prevista para maio, a obra utiliza materiais reaproveitados em brinquedos e investe em paisagismo para criar um ambiente de convivência para toda a comunidade.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE