PUBLICIDADE

Paraná Pesquisas divulga cenário para as eleições ao Senado em 2026

A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

Nomes de Requião, Gleisi, Dirceu, Beto Richa, Ratinho Jr., Filipe Barros, Cristina Graeml e Lupion foram consutados
Nomes de Requião, Gleisi, Dirceu, Beto Richa, Ratinho Jr., Filipe Barros, Cristina Graeml e Lupion foram consutados -

Consulta eleitoral divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira (26), mostra o cenário para a disputa ao Senador Federal, no Paraná. Carlos Massa Ratinho Junior aparece na frente dos concorrentes, seguido de Roberto Requião. Para a realização da pesquisa foram ouvidos 1550 eleitores de 58 municípios do Estado. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais.

O primeiro cenário da pesquisa, onde cada entrevistado poderia citar dois candidatos, foi questionado: “Se as eleições para Senador do Estado do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria?”. Além disso, “em 2026, o(a) Sr(a) votará em dois Senadores, então quem seria o seu segundo candidato a Senador?”.

O resultado da primeira pesquisa coloca Roberto Requião com 33,2% dos eleitores; seguido de Beto Richa, com 32,1%; Cristina Graeml com 23,7%; Filipe Barros com 22,8%; Pedro Lupion com 11,7%; e Zeca Dirceu com 11,7%. A pesquisa também mostra, neste cenário, que 6,8% dos candidatos não sabem/não opinaram, e 12,7% escolheu a opção nenhum/branco/nulo.

Já no segundo cenário, Carlos Massa Ratinho Junior lidera com folga, com 62,3% dos eleitores; seguido de Roberto Requião, com 26,8%; Beto Richa com 25,2%; Filipe Barros com 19,8%; Gleisi Hoffmann com 16,3%; e Pedro Lupion com 8,9%. Por fim, a pesquisa também mostra que 5,4% dos eleitores não souberam ou não opinaram; e 7% escolheu a opção nenhum/branco/nulo.

Primeiro cenário apresentado no levantamento
Primeiro cenário apresentado no levantamento |  Foto: Grupo aRede.
  

METODOLOGIA - A pesquisa de opinião pública realizada no estado do Paraná tem o objetivo de consultar à população sobre a situação eleitoral para o Senado Federal. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre 17 e 21 de maio de 2025.

A amostra do estudo é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método Probabilidade Proporcional ao Tamanho (PPT), considerando a população eleitora residente nos municípios como base para essa seleção.

Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT, tomando a população eleitora residente nas localidades como base para essa seleção.

Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.

Primeiro cenário apresentado no levantamento
Primeiro cenário apresentado no levantamento |  Foto: Grupo aRede.
  

PARTICIPANTES - Foram entrevistadas 736 entrevistas do gênero masculino e 814 do gênero feminino. Com relação à faixa etária, o público que mais opinou foi o de idade entre 45 e 59 anos, com 26,1% das entrevistas. Pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 23,2% dos consultados pela equipe da Paraná Pesquisas.

A terceira faixa etária mais ouvida foi a de 25 a 34 anos, com 19,8%. Pessoas entre 35 e 44 anos correspondem a 19,4% e jovens de 16 a 24 anos ocupam 11,2% do público entrevistado.

Níveis de escolaridade e econômico dos entrevistados também foram revelados. Enquanto 69,4% possuem formação ‘até o Ensino Médio’, outros 30,6% contam com Ensino Superior. Já na questão econômica, 67,7% pertencem à População Economicamente Ativa (PEA), os 32,3% restantes não integram a PEA.

As entrevistas foram realizadas pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em análises de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados foram auditados em no mínimo 20% (vinte por cento) para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais, isto é, no mínimo 310 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do Instituto Paraná Pesquisas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE