PUBLICIDADE

Em PG, grupos preparam manifestação pró-Bolsonaro

Grupos de direita tem organizado manifestações da cidade desde 2014;
Grupos de direita tem organizado manifestações da cidade desde 2014; -

Organizadores realizam ‘adesivaço’ no próximo sábado (7) para convocar a população para participar do encontro

No próximo dia 15 de março Ponta Grossa estará entre as cidades que sediarão manifestações de apoio ao governo de Jair Messias Bolsonaro (sem partido). Neste sábado (7), organizadores do evento vão realizar um ‘adesivaço’ na área central da cidade “convocando a população” para o manifesto do dia 15. O ato pró-Bolsonaro surgiu depois que o presidente e o Congresso chegaram a um impasse sobre a o orçamento da União. 

De acordo com Leandro Malaquias, um dos organizadores do evento, um grupo organiza eventos em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. “Neste sábado [7], vamos realizar um adesivaço em frente à Igreja dos Polacos. Nossa proposta é convidar a população para participar conosco da manifestação do próximo dia 15”, contou Leandro. O ‘adesivaço’ de sábado começará às 10h.

No dia 15 de março, os manifestantes irão às ruas em apoio ao governo de Bolsonaro. As manifestações foram insufladas por uma declaração do ministro general da reserva, Augusto Heleno, segundo a qual o governo estaria sendo “chantageado pelo Congresso”. Desde então, grupos bolsonaristas convocam a manifestação contra parlamentares com ações em várias cidades brasileiras. 

Em Ponta Grossa, o manifesto do dia 15 acontecerá em frente à Igreja dos Polacos. Em seguida, os manifestantes deverão realizar uma passeata até o Parque Ambiental - o evento também deverá contar com uma carreta e carros de som que acompanharão o grupo. A expectativa é que lideranças políticas ligadas ao grupo bolsonarista também participem do encontro. 

Gustavo Martinkoski, liderança do movimento ‘Endireita Ponta Grossa’, também participa da organização do protesto e destaca que o movimento é “democrático”. “Esse ato parte das pessoas que estão cansadas das velhas práticas políticas, as pessoas estão cansadas da conduta de velhos líderes que tem atrasado o Brasil. O movimento é contra a velha política, contra os acordões, além de também tratar da própria prisão em segunda instância”, disse Martinkoski. 

As manifestações tiveram uma ‘injeção de polêmica’ depois que o próprio Bolsonaro compartilhou um vídeo por Whatsapp onde convoca a população para a manifestação que tem sido organizada, especialmente, pelas redes sociais.

Protesto pela memória de Marielle

O fim de semana dos dias 14 e 15 de março promete ser movimentado na política. No sábado 14, manifestantes sairão às ruas para lembrar os dois anos da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. O protesto está sendo convocado por partidos de esquerda, como PSOL e PT, e pelo Instituto Marielle Franco, gerido pela família da parlamentar. Manifestações em prol de Mariele já foram confirmadas em grandes cidades brasileiras. 

Reações de outros poderes

Ao discursar em Plenário na tarde desta segunda-feira (2), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) criticou o presidente Jair Bolsonaro por suas declarações sobre as manifestações convocadas para o dia 15 de março contra o Congresso Nacional. Confúcio considera inconcebível um presidente desafiar o Congresso e o Poder Judiciário. O senador disse que quem ocupa o cargo de presidente da República deve "irradiar" propósitos positivos e inspiradores para a sociedade. Confúcio Moura também afirmou que Bolsonaro deveria governar o Brasil para 210 milhões de brasileiros (população estimada do país), e não para os cerca de 35 milhões de seguidores de suas redes sociais. 

Agenda em cidades do Paraná

No Paraná, a capital Curitiba sediará o ato na Boca Maldita. Já em Guarapuava o evento acontecerá na Praça Cleve e, em Foz do Iguaçu, o ato será realizado na Praça Mitre. Cidades como Londrina, Arapongas, Cascavel, Lapa, Marechal Candido Rondon, Pato Branco, Toledo e Umuarama também terão eventos em apoio ao governo de Bolsonaro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE