PUBLICIDADE

PG ganha primeiro 'parklet' autorizado por lei

Instalação da estrutura respeita lei municipal aprovada em 2015 e que, desde então, aguardava para ser efetivada

O espaço foi custeado por empresários, mas cumpre função de espaço público
O espaço foi custeado por empresários, mas cumpre função de espaço público -

Instalação da estrutura respeita lei municipal aprovada em 2015 e que, desde então, aguardava para ser efetivada

Os cidadãos que passam pela rua Engenheiro Schamber, no Centro de Ponta Grossa, notaram uma estrutura diferente no local: o primeiro parklet autorizado por lei da cidade. Uma hamburgueria foi a responsável pela instalação da estrutura, considerada “espaço público” e que custou cerca de R$ 6 mil aos responsáveis pelo empreendimento. A instalação de parklets foi autorizada por uma lei municipal (lei 12.466), aprovada desde 2015 e regulamentada por um decreto de 2016, e visa a revitalização de áreas históricas da cidade. 

Thiago Bochnia, dono do Letts Burguer, conta que a ideia surgiu quando ele visitou a cidade de São Paulo e conheceu uma estrutura do tipo. “Postamos uma imagem nas redes sociais e o pessoal do Iplan [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa] entrou em contato com a gente”, conta Thiago. Os trâmites internos para a instalação do parklet foram aprovados em dezembro de 2019 e a estrutura foi instalada em uma vaga de estacionamento no último dia 10 de janeiro. 

Bochnia explica que o primeiro contato dos membros do Iplan foi para informar sobre a existência da lei que autorizava a instalação da estrutura. “Protocolamos o projeto dentro das normas previstas na lei, 20 dias depois já estava tudo aprovado na Prefeitura”, conta o empresário. O parklet é, na prática, um local equipado por bancos e mesas que serve como extensão da calçada. 

A estrutura instalada no local custou cerca de R$ 6 mil, entre projeto e execução, e tem dois metros de largura por cinco de comprimento. “Pra gente, enquanto empresário, foi sensacional. Queríamos ampliar nosso espaço e conseguimos fazer isso através do parklet, criando um espaço público aconchegante e de qualidade”, contou o dono da hamburgueria. 

A ideia foi acompanhada de perto pelo vereador Rudolf ‘Polaco’ (CIDADANIA), líder do Governo na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG). “A lei do Parklet já existia e foi criada para garantir a revitalização da rua Fernandes Pinheiro, ao lado do terminal. Acompanhei o processo de instalação do primeiro parklet desde o início, auxiliando dentro dos trâmites legais”, destacou o vereador.

Melhoria necessária na cidade

Para Rudolf, a ideia é o ponta-pé inicial para melhoria de um setor que carece de avanços na cidade. “Essa é uma inovação muito necessária em Ponta Grossa. Temos necessidade de entretenimento e de melhoria de espaços que já existem. A lei também incentiva os próprios empresários a investirem em projetos com esse intuito”, afirmou o vereador. Rudolf ressaltou ainda que o parklet é, antes de tudo, um espaço público que pode ser usado pela comunidade.

Projeto de revitalização da Praça Floriano Peixoto

Rudolf contou ainda que já há um projeto autorizado verbalmente pelo prefeito, Marcelo Rangel (PSDB), que autoriza a revitalização da praça Marechal Floreano Peixoto, conhecida como Praça da Catedral. “A ideia é firmar parcerias com os empresários para revitalizarmos a praça e aproximarmos a comunidade do local. A proposta é fazer algo semelhante ao que já acontece na Praça da Espanha [Curitiba]”,contou o vereador. A medida deverá ser autorizada por uma lei que terá que tramitar no Legislativo Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE