Colégio recebe apresentação do projeto “Música Para Todos”
Colégio Estadual Senador Correia recebe apresentação do projeto “Música Para Todos”
Alunos do Colégio Estadual Senador Correia aprenderam sobre os mais variados instrumentos de percussão com o projeto “Música Para Todos 3º Edição”. A aula, ministrada pelo professor Ricardo Correa, na última quinta-feira, encantou os alunos, que dançaram ao som de ritmos populares entre os brasileiros, como samba, pagode e capoeira. Os estudantes também conheceram mais de perto outros estilos musicais latinos, como mambo e bolero, além de ritmos norte-americanos, como jazz, funk e rock.
O projeto é aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio do Banco Paccar S.A, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Caminhos do Paraná S/A, Costa Teixeira Transportes Ltda. e Beaulieu do Brasil Indústria de Carpetes Ltda, tem a coordenação geral do músico Ricardo Corrêa, coordenação de produção da ABC Projetos Culturais e parceria da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.
Ricardo Corrêa defende que apresentações musicais são essenciais para o desenvolvimento infantil. “A gente conseguiu passar a mensagem de que a arte ajuda na educação e na formação de um ser humano melhor, porque esse é o nosso papel como artista, levar arte para o público e fazer com que eles levem a arte para casa, saibam o que estão escutando e o que a música está dizendo”.
Desde 2016, o projeto “Música para Todos” leva o conhecimento da arte da música instrumental para crianças e adolescentes. A Vara da Infância e Juventude faz a seleção do público atendido pelo projeto, considerando critérios principalmente ligados à vulnerabilidade social. Criatividade, percussão corporal e coordenação motora são trabalhados durante as aulas semanais.
A professora Jaquelis Lustosa relata que, com a apresentação, os alunos puderam explorar a junção de música e dança. “Como viemos de muito tempo de pandemia, com os alunos isolados, apresentações como esta estimulam a parte de coordenação das crianças, para desenvolver todas as habilidades físicas deles, além de que o interesse delas por atividades corporais como a dança aumenta”, conta.
Para a Diretora do colégio, Alciléia Jaqueline Félix da Silva, projetos como o “Música Para Todos” oportunizam uma variedade cultural para os alunos. “Para nós trazer projetos neste formato após tanto tempo de pandemia é muito gratificante, ver os alunos animados e gostando da atividade é ótimo, porque podemos apresentar para eles manifestações culturais que muitos não têm acesso”, diz.
A ação faz parte da contrapartida social e ampliação de democratização de acesso do projeto “Música Para Todos 3° Edição”, beneficiando também outros adolescentes que não participam do projeto.