PUBLICIDADE

Ano termina com ótimas perspectivas no turismo da região

Novas atrações do Parque Vila Velha e de outros pontos turísticos ajudaram a potencializar a área de lazer, que sofreu queda

Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes
Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes -

Novas atrações do Parque Vila Velha e de outros pontos turísticos ajudaram a potencializar a área de lazer, que sofreu queda

Se os congressos e eventos corporativos presenciais praticamente zeraram em 2020, o turismo de lazer vem apresentando melhoras no segundo semestre desse ano e aponta para um crescimento em 2021. Isso já tem impactado com otimismo o trade turístico de Ponta Grossa e região, especialmente pela grande oferta de atrativos turísticos naturais ao ar livre, que estão sendo os mais procurados pelo turista ainda em tempos de distanciamento social e cuidados com a saúde.

Desde que reabriu os portões, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes, número similar ao mesmo período do ano passado, 18.183 visitantes. “Estamos operando com 50% da capacidade, sem visitas escolares e impossibilitados de realizar eventos como a revoada dos balões, que ocorreu em outubro do ano passado e trouxe uma grande quantidade de turistas ao parque. Mas mesmo assim mantivemos o padrão de 2019 em visitação”, comemora Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, concessionária do parque.

Para ele, existem vários fatores que estimularam a visitação após a reabertura do parque. Primeiro, a necessidade das pessoas de saírem de casa e fazerem um passeio seguro, com todas as medidas de segurança e distanciamento social. “O Parque Vila Velha tem 38 quilômetros quadrados de área. Há muito espaço para que todos possam passear e se divertir com segurança, junto apenas aos seus núcleos familiares ou de amigos”, destaca.

Outro fator que fez a visitação aumentar, especialmente a partir de outubro, foi a estreia das novas atrações de aventura do parque, que passou a oferecer voo em balão estacionário, circuito de arvorismo, tirolesa sobre Furna 2 e cicloturismo. “Essas novas atrações estão sendo muito procuradas. Até o momento, a tirolesa sobre Furna 2 vem sendo a preferida do público. Mas o balão, mesmo disponível somente aos sábados, domingos e feriados, é o mais fotografado nas selfies dos visitantes”, conta o gestor do parque.

Ribas revela, ainda, que o cicloturismo, com 22 km de extensão, também tem atraído muitas famílias e pequenos grupos ao parque. “A região dos Campos Gerais tem muito potencial no cicloturismo e temos percebido o quanto esse esporte é valorizado. A possibilidade de percorrer todo o parque de bike e visitar nossos atrativos naturais no seu tempo, sem se preocupar com o horário do ônibus, além do contato mais próximo com a natureza, especialmente com os animais que atravessam as trilhas e vias com frequência, tornam essa experiência única”, analisa.

Para 2021, Ribas vê a necessidade de intensificar a divulgação dos atrativos naturais dos Campos Gerais nos municípios da região, em Curitiba e região metropolitana, interior do Paraná e nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Segundo ele, as viagens para o próximo ano ainda serão de pequenas e médias distâncias de dois a quatro dias de permanência. “Temos ainda muita gente no nosso quintal para chamar a atenção. O próprio pontagrossense precisa ser estimulado a usufruir mais e com maior frequência das belezas e atrações que a região oferece”, enfatiza.

De acordo com o controle de visitação que a Soul Vila Velha faz, aproximadamente 40% dos visitantes desde o início da gestão foram de Curitiba. Os moradores de Ponta Grossa, que contam com preço de ingresso promocional, voltaram a incluir o Parque Vila Velha na programação de lazer e chegaram a quase 20% do total.

Novas estruturas são construídas

A Soul Vila Velha, responsável pela gestão do Parque, também já está trabalhando nos projetos para a construção do novo Centro de Visitantes, que será mais amplo e ganhará novo estacionamento para o público, na construção de uma nova recepção no núcleo Furnas e na volta do elevador da Furna 1, uma das atrações mais aguardadas por todos os visitantes. “Ainda temos outras ideias que precisam ser amadurecidas e alinhadas com o Instituto Água e Terra. As novidades no Parque Vila Velha serão constantes irão muito além disso”, finaliza o gestor do parque, Leandro Ribas.

Gestão deve buscar diferentes públicos para o próximo ano

“Com certeza, temos muitos curitibanos e pontagrossenses que nunca visitaram o parque. Precisamos nos apresentar a eles e atraí-los para dentro dos nossos portões. O parque já é outro e ficará ainda melhor”, adianta Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha. A primeira grande novidade de 2021 será a inauguração em janeiro da loja de souvenires do parque, que contará com produtos locais que foram selecionados em uma parceria inédita com o Sebrae Paraná para estimular a economia regional. Para a consultora do Sebrae/PR Nádia Joboji, a iniciativa é fantástica para o desenvolvimento regional, pois, além de gerar negócios para os pequenos empresários, envolve a comunidade local, oportunizando e reconhecendo os talentos inovadores e criativos da região.

Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes
Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes Desde que reabriu, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPECIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE