Ano termina com ótimas perspectivas no turismo da região

Novas atrações do Parque Vila Velha e de outros pontos turísticos ajudaram a potencializar a área de lazer, que sofreu queda

Se os congressos e eventos corporativos presenciais praticamente zeraram em 2020, o turismo de lazer vem apresentando melhoras no segundo semestre desse ano e aponta para um crescimento em 2021. Isso já tem impactado com otimismo o trade turístico de Ponta Grossa e região, especialmente pela grande oferta de atrativos turísticos naturais ao ar livre, que estão sendo os mais procurados pelo turista ainda em tempos de distanciamento social e cuidados com a saúde.

Desde que reabriu os portões, no dia 4 de setembro, até o final da primeira quinzena de dezembro, o Parque Vila Velha recebeu 18.064 visitantes, número similar ao mesmo período do ano passado, 18.183 visitantes. “Estamos operando com 50% da capacidade, sem visitas escolares e impossibilitados de realizar eventos como a revoada dos balões, que ocorreu em outubro do ano passado e trouxe uma grande quantidade de turistas ao parque. Mas mesmo assim mantivemos o padrão de 2019 em visitação”, comemora Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha, concessionária do parque.

Para ele, existem vários fatores que estimularam a visitação após a reabertura do parque. Primeiro, a necessidade das pessoas de saírem de casa e fazerem um passeio seguro, com todas as medidas de segurança e distanciamento social. “O Parque Vila Velha tem 38 quilômetros quadrados de área. Há muito espaço para que todos possam passear e se divertir com segurança, junto apenas aos seus núcleos familiares ou de amigos”, destaca.

Outro fator que fez a visitação aumentar, especialmente a partir de outubro, foi a estreia das novas atrações de aventura do parque, que passou a oferecer voo em balão estacionário, circuito de arvorismo, tirolesa sobre Furna 2 e cicloturismo. “Essas novas atrações estão sendo muito procuradas. Até o momento, a tirolesa sobre Furna 2 vem sendo a preferida do público. Mas o balão, mesmo disponível somente aos sábados, domingos e feriados, é o mais fotografado nas selfies dos visitantes”, conta o gestor do parque.

Ribas revela, ainda, que o cicloturismo, com 22 km de extensão, também tem atraído muitas famílias e pequenos grupos ao parque. “A região dos Campos Gerais tem muito potencial no cicloturismo e temos percebido o quanto esse esporte é valorizado. A possibilidade de percorrer todo o parque de bike e visitar nossos atrativos naturais no seu tempo, sem se preocupar com o horário do ônibus, além do contato mais próximo com a natureza, especialmente com os animais que atravessam as trilhas e vias com frequência, tornam essa experiência única”, analisa.

Para 2021, Ribas vê a necessidade de intensificar a divulgação dos atrativos naturais dos Campos Gerais nos municípios da região, em Curitiba e região metropolitana, interior do Paraná e nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Segundo ele, as viagens para o próximo ano ainda serão de pequenas e médias distâncias de dois a quatro dias de permanência. “Temos ainda muita gente no nosso quintal para chamar a atenção. O próprio pontagrossense precisa ser estimulado a usufruir mais e com maior frequência das belezas e atrações que a região oferece”, enfatiza.

De acordo com o controle de visitação que a Soul Vila Velha faz, aproximadamente 40% dos visitantes desde o início da gestão foram de Curitiba. Os moradores de Ponta Grossa, que contam com preço de ingresso promocional, voltaram a incluir o Parque Vila Velha na programação de lazer e chegaram a quase 20% do total.

Novas estruturas são construídas

A Soul Vila Velha, responsável pela gestão do Parque, também já está trabalhando nos projetos para a construção do novo Centro de Visitantes, que será mais amplo e ganhará novo estacionamento para o público, na construção de uma nova recepção no núcleo Furnas e na volta do elevador da Furna 1, uma das atrações mais aguardadas por todos os visitantes. “Ainda temos outras ideias que precisam ser amadurecidas e alinhadas com o Instituto Água e Terra. As novidades no Parque Vila Velha serão constantes irão muito além disso”, finaliza o gestor do parque, Leandro Ribas.

Gestão deve buscar diferentes públicos para o próximo ano

“Com certeza, temos muitos curitibanos e pontagrossenses que nunca visitaram o parque. Precisamos nos apresentar a eles e atraí-los para dentro dos nossos portões. O parque já é outro e ficará ainda melhor”, adianta Leandro Ribas, gestor da Soul Vila Velha. A primeira grande novidade de 2021 será a inauguração em janeiro da loja de souvenires do parque, que contará com produtos locais que foram selecionados em uma parceria inédita com o Sebrae Paraná para estimular a economia regional. Para a consultora do Sebrae/PR Nádia Joboji, a iniciativa é fantástica para o desenvolvimento regional, pois, além de gerar negócios para os pequenos empresários, envolve a comunidade local, oportunizando e reconhecendo os talentos inovadores e criativos da região.

Capa da edição desta sexta-feira (26/02/2021) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (26/02/2021) do JM...

Ponta Grossa deve abrir novos leitos covid-19

Ponta Grossa deve abrir novos leitos covid-19...

Polícia Civil avança na investigação do caso Marlene

Polícia Civil avança na investigação do caso Marlene...

PG ultrapassa os 22 mil casos positivos de covid-19

PG ultrapassa os 22 mil casos positivos de covid-19...

PG inicia amanhã (26) vacinação de idosos a partir de 85 anos

PG inicia amanhã (26) vacinação de idosos a partir de 85 anos...

UEPG adia provas do Vestibular e PSS

UEPG adia provas do Vestibular e PSS...

Confira as vagas de emprego desta sexta-feira (26/02)

Confira as vagas de emprego desta sexta-feira (26/02)...

Vaquinha arrecada fundos para cadeira de rodas

Vaquinha arrecada fundos para cadeira de rodas...

Confira a Coluna RC desta quinta-feira (25-02)

Confira a Coluna RC desta quinta-feira (25-02)...

Confira seu horóscopo para esta quinta-feira (25/02)

Confira seu horóscopo para esta quinta-feira (25/02)...

Boletim confirma 13 novos casos de covid-19 em Palmeira

Boletim confirma 13 novos casos de covid-19 em Palmeira...

Operação prende suspeitos após série de roubos em Carambeí

Operação prende suspeitos após série de roubos em Carambeí...

PM prende mulher com 141 gramas de crack em Uvaranas

PM prende mulher com 141 gramas de crack em Uvaranas...

PR receberá novos lotes de vacinas com 167,3 mil doses

PR receberá novos lotes de vacinas com 167,3 mil doses...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS