Editorial
As tratativas para tirar do papel uma obra aguardada há cinco décadas
Da Redação | 11 de fevereiro de 2026 - 01:41
A assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação da Estrada Arichernes Carlos Gobbo, principal via de acesso à Represa de Alagados, representa muito mais que um ato administrativo: é a criação de um importante eixo de desenvolvimento numa região emblemática de Ponta Grossa, com forte vocação turístico e com enorme potencial turístico. Essa obra é aguardada há 50 anos.
Obras de infraestrutura urbana são essenciais para o desenvolvimento, organizando o espaço, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida. As principais incluem saneamento básico (água e esgoto), drenagem pluvial, pavimentação, iluminação pública, mobilidade (pontes, viadutos, vias, transporte) e requalificação urbana (praças e calçadas).
Esta obra., retomada ontem (10), não vai melhorar apenas a trafegabilidade de veículos. A pavimentação despertará no empresariado a possibilidade de importantes investimentos na região, como hotéis, pequenos mercados, lanchonetes, borracharias, entre outros. Demanda existe por conta do alto fluxo de pessoas, em especial na temporada de verão.
A realização da pavimentação da Estrada de Alagados faz parte de um pacote de ações previstas pelo Município no intuito de ampliar a infraestrutura e o fomento destinado ao turismo na cidade e que inclui a região do Alagados-Itaiacoca como um dos grandes eixos turísticos de Ponta Grossa. Além dos 6,5 km previstos no projeto anunciado, a Prefeitura também já trabalha para viabilizar a pavimentação de todo o trecho entre o San Martin e a Represa de Alagados, totalizando cerca de 12 km de pavimento.
As obras de urbanização são fundamentais para garantir qualidade de vida, mobilidade, acessibilidade e desenvolvimento econômico nas cidades. Ao estruturar o espaço urbano, esses projetos promovem a organização da infraestrutura antes que um crescimento populacional desordenado aconteça, evitando problemas como congestionamentos, falta de saneamento e ocupações irregulares.
Indiscutivelmente é um investimento muito importante, já que as obras irão beneficiar quem mora no local, os produtores rurais com o escoamento da safra e também vai impulsionar o turismo, beneficiando os empresários e também os visitantes com uma melhor estrutura. O trecho a ser beneficiado contempla diversos atrativos turísticos da cidade, como a cachoeira do Rio São Jorge, a Represa de Alagados, a Igreja Santa Bárbara e o Buraco do Padre. É uma região importante tanto pela produção da agricultura familiar, como para o turismo, fortalecendo os potenciais turísticos que são uma vocação de Ponta Grossa e geram muitos empregos para a cidade e para o Estado.