PUBLICIDADE

A proteção ao idoso coloca PG em alto conceito com a ONU

Imagem ilustrativa da imagem A proteção ao idoso coloca PG em alto conceito com a ONU

Conhecida como “cidade do emprego”, das grandes e importantes multinacionais, pelo maior entroncamento rodoferroviário do Brasil, pelas belezas naturas e por tantas outras virtudes, Ponta Grossa comemora mais um título: o município foi oficialmente reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Cidade Amiga da Pessoa Idosa, integrando a rede global de cidades que desenvolvem políticas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável. 

Com 358 mil habitantes, sendo mais de 52 mil idosos (14,6% da população), o Ponta Grossa se destaca por ações que promovem autonomia, inclusão e qualidade de vida. A cidade conta com serviços como os Centros de Convivência (CECONs), Centro-Dia, ILPIs, programas de atenção domiciliar e o Circuito 60+: Cuidados e Conexões, além do Condomínio do Idoso, que reforça a rede de cuidado e acolhimento.

Na semana passada, a entrega de outro importante investimento reforça este cuidado com a pessoa idosa. Parte do programa Viver Mais Paraná, o o Residencial Parque dos Sabiás é um condomínio horizontal fechado com moradias para idosos com renda mensal de um a seis salários mínimos. O empreendimento conta com ambulatório, áreas de lazer, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos e piscina para hidroginástica. A utilização dos espaços funciona em sistema de locação por tempo indeterminado, com o pagamento de um aluguel mensal equivalente a 15% de um salário mínimo nacional.

O cuidado com a terceira idade não pode ser uma exclusividade do poder público. Respeitar uma pessoa idosa significa valorizar sua experiência, dignidade e direitos, tratando-a com respeito, carinho e atenção, garantindo que envelheça com qualidade de vida. Isso inclui reconhecer sua autonomia, proteger contra discriminação e violência, e garantir o acesso a direitos como prioridade em filas, meio-transporte e lazer. 

Ponta Grossa reforça que os direitos dos idosos estão garantidos na Constituição Federal, que, em seu Artigo 230, define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.

Particularmente no caso de Ponta Grossa, esse reconhecimento por parte da Organização Mundial da Saúde é resultado da integração entre diversas políticas públicas e do fortalecimento da rede de atenção ao idoso. É um passo importante na consolidação de uma cidade cada vez mais acolhedora e inclusiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE