PUBLICIDADE

As estratégias de PG para ofertar moradia digna à população

Imagem ilustrativa da imagem As estratégias de PG para ofertar moradia digna à população

As políticas habitacionais transformaram o cenário urbano de Ponta Grossa, geraram emprego e renda para milhares de moradores e presentearam com moradia digna inúmeras famílias. Os novos condomínios se popularizam em diferentes setores da cidade, proporcionando valorização de bairros e garantindo melhorias na infraestrutura, no setor se transporte e em outros serviços importantes para o cidadão. 

Reportagem realizada pelo JM e Portal aRede mostra que Ponta Grossa soma cerca de R$ 1,6 bilhão em investimentos públicos e privados com a construção de mais de 7,7 mil novas moradias, o que resultou na geração de aproximadamente 21 mil empregos diretos e indiretos. Os projetos de habitação buscam ampliar o acesso à moradia e representam à comunidade a conquista de dignidade, segurança e novas perspectivas de futuro. As obras também impactam diretamente nas cidades, ao impulsionar a economia local e gerar postos de trabalho.

Ponta Grossa poderá receber seis novos empreendimentos. Consoante os Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) efetuados neste primeiro semestre de 2025, a cidade está apta a receber mais 2.685 novas unidades habitacionais. É a consolidação de um planejamento urbano qualificado e seguro. O EIV permite avaliar criteriosamente os efeitos que esses empreendimentos podem causar no trânsito, meio ambiente, infraestrutura e qualidade de vida da população. Com base nos estudos, o município consegue estabelecer contrapartidas e ajustes necessários, garantindo o desenvolvimento ordenado, integrado e sustentável.

Paralelamente ocorre a desfavelização em Ponta Grossa, que envolve ações para realocar moradores de áreas de risco e promover a urbanização dessas regiões, visando a melhoria da qualidade de vida e a regularização fundiária. O governo estadual e a prefeitura têm projetos e programas para atender essa demanda, incluindo a construção de novas moradias e a oferta de assistência social. O governo do estado e a prefeitura de Ponta Grossa atuam em conjunto para implementar essas ações, buscando recursos e parcerias para a realização de projetos de moradia e infraestrutura. Um dos focos da desfavelização é a regularização fundiária, que visa garantir o direito à moradia e a posse da terra para as famílias que vivem nessas áreas.

A desfavelização busca promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores de áreas de risco, com acesso a serviços básicos como água, saneamento, energia elétrica e transporte público, além de equipamentos sociais como escolas e postos de saúde.

A casa próprio é muito mais que um sonho. É um direito de todos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE