ESPORTES
João Pedro brilha, e Chelsea elimina Fluminense na semifinal
Uma história incrível para um jovem atacante de 23 anos que se apresentou ao técnico Enzo Maresca já com o torneio em andamento
Da Redação | 09 de julho de 2025 - 04:43

Um garoto revelado pelo Fluminense FC foi decisivo na primeira semifinal do Mundial de Clubes da FIFA 2025™. Acontece que ele estava a serviço do Chelsea FC.
João Pedro, cria de Xerém, fez dois golaços, um em cada tempo, e levou o time inglês à decisão. Uma história incrível para um jovem atacante de 23 anos que se apresentou ao técnico Enzo Maresca já com o torneio em andamento, após pagar 65 milhões de euros pelo brasileiro.
Agora o Chelsea descansa e aguarda o vencedor do duelo de superpotências europeias nesta quarta-feira, entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, também no gigante estádio na região metropolitana de Nova York.
O JOGO - O Fluminense foi para campo disposto a manter a bola, tentando envolver balançar a forte defesa do Chelsea. Mas a missão era difícil.
O time de Enzo Maresca havia feito contra o Palmeiras nas quartas de final e repetiu a dose nesta semi: subiu sua marcação e passou a pressionar muito os adversários. Funcionou. Lentamente, os jogadores da equipe brasileira passaram a errar passes. Bolas perdidas que eram traduzidas automaticamente em investidas velozes dos Blues.
O primeiro gol saiu exatamente desta forma. Uma bola errada no meio-campo, resultou em contragolpe pela esquerda. Pedro Neto avançou e cruzou, Thiago Silva rebateu, e a bola acabou nos pés de João Pedro. E o atacante revelado pelo Flu fez um gola, batendo de chapa, no ângulo esquerdo de Fábio. O goleirão se esticou todo, mas não havia como alcançá-la.
A despeito do duro golpe, o Flu não esmoreceu. Aos 25 minutos, o volante Hércules tabelou com Germán Cano, se infiltrou entre os zagueiros dos Blues, recebeu bom passe do argentino e deu um toquinho na bola para tirá-la do goleiro Robert Sánchez. Mas Marc Cucurella salvou realmente em cima da linha.
Na reta final do primeiro tempo, o time carioca voltou a ter mais volume ofensivo, mas não era fácil chegar à área inglesa.
O Chelsea voltou do intervalo novamente disposto a sufocar a saída de bola do Fluminense, novamente criando muitas dificuldades para seus adversários.
O Flu escapou desse abafa inicial. Mas, quando saiu em busca do empate, com alterações de Renato Gaúcho em busca de uma formação mais ofensiva, acabou sendo castigado em um contra-ataque.
O poderio físico do Chelsea fez a diferença em uma série de divididas, e João Pedro teve campo aberto para arrancar. Ele entrou a área com absoluto controle da situação, puxou a bola para o pé direito e soltou uma bomba. A bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, com violência.
Você sabia?
- Este foi o quinto jogo do Chelsea contra um time brasileiro em competições da FIFA. Na Copa Intercontinental da FIFA, o clube londrino perdeu a final de 2012 para o Corinthians e ganhou do Palmeiras na decisão de 2021. Já neste Mundial de Clubes, o time dirigido por Enzo Maresca foi derrotado pelo Flamengo na fase de grupos e, depois, voltou a bater o Palmeiras pelas quartas de final.
- O Fluminense chegou ao confronto com uma sequência de 11 jogos sem perder, incluindo seu calendário nacional. Foram oito triunfos e três empates durante esta arrancada, incluindo três vitórias e dois empates no Mundial.
- Quatro dos oito gols marcados pelo Fluminense no torneio foram anotados por reservas, incluindo dois do meio-campista Hércules já na fase de mata-mata, contra a Inter de Milão e o Al Hilal.
ESCALAÇÕES OFICIAIS
- Fluminense: Fábio, Ignácio, Thiago Silva (c), Thiago Santos (Keno); Guga, Nonato (Soteldo), Facundo Bernal (Lima), Hércules (Canobbio) e Renê; Jhon Arias e Germán Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.
- Chelsea: Robert Sánchez, Malo Gusto (Reece James), Trevoh Chalobah, Tosin Adarabioyo, Marc Cucurella; Moisés Caicedo, Enzo Fernández (c) (Kiernan Dewsbury-Hall), Cole Palmer; Pedro Neto (Noni Madueke), João Pedro (Nicolas Jackson) e Christopher Nkunku (Andrey Santos). Técnico: Enzo Maresca.