Campos Gerais
Carambeí deve fomentar ainda mais o turismo após se tornar a Capital Estadual das Tortas
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei 558/2023 que concedeu ao município de Carambeí o título de 'Capital Estadual das Tortas'
Iolanda Lima | 09 de julho de 2025 - 06:45

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta segunda-feira (07), o projeto de lei 558/2023, de autoria do deputado estadual e 3º vice-presidente da Alep, Moacyr Fadel (PSD), que concedeu ao município de Carambeí o título de 'Capital Estadual das Tortas'. O reconhecimento pode auxiliar a fomentar o turismo no município e na região dos Campos Gerais.
"Aprovamos na Assembleia Legislativa o meu projeto de lei que torna Carambeí oficialmente a Capital Estadual das Tortas. A união de tradições e hábitos que começou na casa dos imigrantes se transformou em uma identidade do município. Muito mais do que um título, essa lei valoriza a cultura e a história de Carambeí e impulsiona o turismo regional", destaca Fadel.
Após a Sessão da Assembleia, Moacyr esteve com o deputado estadual e presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), e o vereador de Carambeí, André Petter (PSD). "Tenho um carinho enorme pela cidade, foi meu avô, o deputado Aníbal Khury, que criou o município de Carambeí e tive a honra de estar aprovando esse importante projeto de lei que denomina o município como a capital da torta. Parabéns ao vereador André, ao deputado Fadel e a vocês que vivem na cidade, que tem as confeitarias, que tem a Festa da Torta todos os anos", ressalta Curi.
Ainda, o presidente da Alep afirma que com o título concedido ao município, será possível fomentar ainda mais o turismo a Carambeí. “Agora com esse título, nós vamos fomentar, vamos divulgar mais e vamos trazer o turismo para vocês”, complementa Curi.
Para a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), o reconhecimento pode fortalecer a economia local. "Além de ter um reconhecimento nacional e até mundial, há um fortalecimento da economia. É algo inédito, que pode trazer um impacto grande para a cidade. Assim, podemos mostrar aquilo que deu certo no seu município, para que as cidades cresçam com os Campos Gerais, e a região cresça com o Paraná”.
De acordo com a gestora, o município também investe em um novo Centro de Eventos, para fomentar ainda mais o turismo. “É um sonho da população carambeiense. Este ano fazemos 30 anos de emancipação política, mas nós não temos um espaço cultural do município”, explica Elisangela. A gestora municipal ainda conta que, a partir de uma economia feita durante sua Gestão, será feita a compra desse espaço, o qual será um ‘presente’ para a população.