Editorial
A redução dos acidentes passa por um conjunto de propostas
Mario Martins | 05 de julho de 2025 - 01:22

Pelo grande e importante entroncamento rodoviário e pelas características de seu sistema viário, Ponta Grossa deve observar os principais propósitos do Plano Estadual de Segurança no Trânsito (Petrans) e a partir dos apontamentos revelados pelo estudo, direcioná-lo e remodelá-lo às necessidades do Município. O número de acidentes é grande e os mais graves, geralmente com resultado de óbito, acontecem nos trechos urbanos das BRs 373 e 376, e PR-151.
O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a concluir o documento, cujo objetivo é fortalecer a implementação das políticas de segurança viária e promover mobilidade sustentável no Estado, oferecendo uma ferramenta robusta para o monitoramento e a avaliação contínua das ações.
Dados de 2020 mostram um índice de mortes no trânsito de 21,7 por 100 mil habitantes no Paraná. O Petrans-PR tem como meta global trabalhar para reduzir em 50% o índice de mortes no trânsito por 100 mil habitantes até 2030. Tomando como base o ano de 2020, a projeção é que o número caia para 10,8 dentro dos próximos cinco anos.
Para isso, o plano estadual estabelece um conjunto de ações estratégicas que englobam melhorias na infraestrutura viária, fortalecimento de ações intersetoriais entre as áreas de segurança pública, saúde, educação, meio ambiente e mobilidade urbana. Envolve, também, fortalecimento da governança no setor, totalizando 30 metas específicas e 115 ações previstas.
Com o objetivo de ampliar a segurança viária e diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito no Município, a Prefeitura de Ponta Grossa deu início, em 2023, a uma série de ações voltadas à melhoria da sinalização em pontos estratégicos da cidade e ao fortalecimento de atividades de fiscalização e educativas junto aos motoristas.
Entre as adequações que englobam a sinalização viária estão o reforço das indicações de trechos que contam com fiscalização eletrônica, bem como a identificação de pontos vulneráveis. Os primeiros locais a receberem melhorias e adequações foram a avenida Carlos Cavalcanti e a Eusébio Batista Rosas, que já estão recebendo novas placas e faixas indicativas.
As ações do Petrans envolvem seis pilares: Gestão e Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Educação para o Trânsito, Atendimento e Normatização e Fiscalização. Dentre os pilares, são abarcadas estratégias como a discussão e normatização de tecnologias e de características inerentes à segurança veicular, diminuição do tempo de atendimento às vítimas, reforço da fiscalização viária coibindo atitudes como excesso de velocidade e uso de álcool e substâncias psicoativas, adequação e classificação viária e dos limites de velocidade, fortalecimento de ações de gestão integrada, entre outros.