PUBLICIDADE

A importante iniciativa de PG para proteger a população

Imagem ilustrativa da imagem A importante iniciativa de PG para proteger a população
-

Um ato de cidadania simples, individual, mas que tem impactos significativos e coletivo. A campanha de vacinação realizada hoje (10), em Ponta Grossa e em outros municípios brasileiros, tem como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias. É uma das ações mais eficazes que salvam vidas e que um governo pode promover pela saúde coletiva da população. Mas, os melhores resultados só poderão ser obtidos se a comunidade participar ativamente neste processo pela saúde plena.

Juntamente com o ‘Dia D’, Ponta Grossa promove uma série de ações para levar a vacinação mais perto da população: são realizados mutirões em escolas da rede estadual e municipal, além da imunização itinerante em locais de grande circulação de pessoas – como praças e igrejas. A ação deste sábado não terá pausa para o almoço, e todos que chegarem aos locais de vacinação até as 17h serão atendidos.

No Paraná, a meta é aplicar 300 mil doses na população nas 1.543 salas abertas no Paraná. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e do Ministério da Saúde e acontece em simultâneo com o Dia D de vacinação contra a gripe, do governo federal. 

Nos últimos anos observa-se a queda nas coberturas vacinais e especialistas concluem que "a pouca circulação de informação confiável sobre vacinas está sendo parcialmente preenchida por conteúdo antivacinação e desinformação postados e compartilhados nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens". 

A vacinação não protege somente quem recebe o imunizante, mas também aqueles que não podem se vacinar, como, por exemplo, bebês; imunossuprimidos ou alérgicos a algum dos componentes. Isso porque quanto menos pessoas se infectarem com a doença, menor a sua circulação entre a população e mais baixas são as chances da patologia se espalhar. 

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A vacinação elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento, ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A relevância do ato se destacou especialmente após a pandemia da covid-19. Estimativas apontam que, em 2022, ano seguinte à implementação das campanhas de imunização contra o SARS-CoV-2, a vacinação reduziu o número potencial de mortes globais durante a pandemia em mais da metade. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE