PUBLICIDADE

Os desafios da educação inclusiva nas salas de PG

Imagem ilustrativa da imagem Os desafios da educação inclusiva nas salas de PG

São muitos os diferenciais da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, mas uma dessas propostas ganhou destaque na semana passada pela forma como é realizado. Ampliação do atendimento nas escolas, novas Salas de Recursos Multifuncionais e criação do Centro Integrado de Atenção à Criança (CIAC Superação) mudaram a Educação Especial Inclusiva, no Município.

Especialistas ressaltam que a educação inclusiva é uma educação que acolhe a todos, valorizando as suas histórias e dificuldades, talentos e desejos. Ela inclui o professor e toda a comunidade escolar, as famílias, suas histórias e a história do entorno. O seu principal objetivo é ajudar todos os alunos, independentemente de suas condições particulares, a desenvolverem o seu potencial máximo e a se preparar para a diversidade da vida como ela é.

Ponta Grossa apresentou as ações e números que mostram a evolução no atendimento para crianças que formam o público-alvo da Educação Especial Inclusiva na Rede Municipal de Ensino. Entre eles está o número de auxiliares de inclusão para atendimento das crianças, que cresceu 243% de 2021 para 2024. O número saltou de 126 para 433 neste período.

Entre os públicos atendidos no CIAC estão os alunos em situação de vulnerabilidade, sem atendimento pedagógico ou clínico, com ou sem diagnóstico de deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Distúrbios de Aprendizagem, Transtornos Mentais, Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM), com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) e outros diagnósticos.

Os alunos têm acesso a serviços de psicologia escolar e clínica, atendimentos de cunho pedagógico em desenvolvimento motor, estimulação cognitiva, manejo de comportamento, artes visuais e musicalização; Serviço Social Escolar, atividades esportivas e acesso a benefícios sociais, além dos atendimentos clínicos de atribuição da Fundação Municipal de Saúde.

A educação inclusiva é uma prática muito importante para o desenvolvimento de todos e está, gradualmente, sendo cada vez mais adotada nas escolas. O objetivo é favorecer a diversidade e integrar todos os alunos no mesmo ambiente de aprendizagem, respeitando suas necessidades especiais e evitando separá-los dos demais.

A inclusão é, ao mesmo tempo, um direito e um desafio. A diferenciação pedagógica e a aprendizagem cooperativa são fundamentais para uma educação inclusiva, por permitirem que todos os alunos sejam ensinados de maneira que respeite suas diferenças individuais e promova a colaboração e o respeito mútuo.

Importante ressaltar que uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE