PUBLICIDADE

Plano Diretor precisa avançar na Câmara de PG

Imagem ilustrativa da imagem Plano Diretor precisa avançar na Câmara de PG

A discussão para possível aprovação do Plano Diretor de Ponta Grossa se tornou um assunto espinhoso para a Câmara de Vereadores. Mais uma vez, o projeto do Executivo foi retirado da pauta para vistas, sob a justificativa que pode ser melhorado. A questão requer urgência, principalmente para uma cidade que enfrenta sérios problemas por crescer desordenadamente.

A proposta sobre o Plano Diretor, que deu entrada no Poder Legislativo em 18 de dezembro de 2019, ainda na gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSD), tem 124 páginas e traça o ordenamento para o território de Ponta Grossa. A matéria indica as diretrizes e os instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do Município de maneira planejada e equilibrada.

Um dos principais objetivos do Plano Diretor é justamente atender às demandas do município, conforme a realidade e as particularidades de cada região, de cada bairro. Adequar as construções e o transporte são um dos pontos estudados na revisão do Plano Diretor. Além disso, o Plano objetiva promover a inclusão social e dar subsídio para que todos os cidadãos usufruam de acessibilidade e mobilidade no município. Cidades com mais de 20 mil habitantes e de interesse turístico têm o dever de realizar o Plano Diretor para não haver um crescimento desordenado e para que as questões ambientais também sejam respeitadas dentro desse contexto.

Tem outra questão: Plano Diretor o está sendo contestado pela construção civil. Isso porque, segundo órgãos ligados ao setor, algumas regras incluídas na proposta, como a ocupação máxima de terreno e testada mínima de casas, além de regras contra a geminação, inviabilizariam a habitação popular, destinada às famílias de mais baixa renda e onde se encontra o maior déficit do município. Segundo dados da Companhia de Habitação (Cohapar), atualmente Ponta Grossa ocupa a quarta posição entre os municípios com maior falta de moradias no Estado e mais de 17 mil pessoas aguardam na fila da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE