PUBLICIDADE

Plano Diretor precisa ser destravado com urgência

Imagem ilustrativa da imagem Plano Diretor precisa ser destravado com urgência

Muito próximo de chegar aos 200 anos, Ponta Grossa carrega  marca negativa por não ter, até o momento, um Plano Diretor. É até incômoda uma situação como esta para um Município que figura entre os principais do Estado em vários segmentos. Levantam-se inúmeros questionamentos pela não aprovação da lei.

Didaticamente explicando, o Plano Diretor é uma lei municipal, elaborada pelo Poder Executivo, que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade.

O Plano Diretor orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município. Conforme o Ministério das Cidades. Esta lei responde aos questionamentos de como fazer com que o Município se desenvolva de forma organizada, além de definir onde serão os distritos industriais, a localização do comércio e até a altura dos prédios.

Em outras palavras, o Plano Diretor é uma leitura da cidade, um reconhecimento de como ela funciona, do território físico, do meio ambiente. Também identifica as zonas de preservação e a infraestrutura urbana. O documento é elaborado pela prefeitura com a participação dos moradores, mas precisa da aprovação da Câmara de Vereadores para ser implantado.

Vale lembrar que a iniciativa do projeto de lei do plano diretor cabe ao prefeito, que deve preparar e encaminhar o plano em tempo suficiente para garantir a aprovação pelos vereadores, nos prazos regimentais da Câmara, tudo no lapso de cinco anos. O referido projeto pode sofrer emendas, visando sua alteração, durante sua tramitação pela Câmara de Vereadores.

Antes da entrada em vigor do Estatuto da Cidade, a obrigação dos municípios de editar um plano diretor era praticamente desprovida de conteúdo jurídico, pois seu descumprimento não implicava uma sanção corroborada pelo Direito. Isto porque a prescrição constitucional não era autoexecutável, constituindo, na prática, apenas uma diretriz a ser observada pelo legislador federal, que só agora se manifestou com a Lei nº 10.257/01.

Para discutir o Plano Diretor da cidade de Ponta Grossa, uma audiência pública acontecerá nesta quarta-feira (27), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal dos Vereadores. A organização é da ‘Comissão Especial do Plano Diretor’ e serão apreciadas todas as emendas apresentadas aos projetos referentes ao ‘plano’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE