PUBLICIDADE

Conscientização, por favor

Imagem ilustrativa da imagem Conscientização, por favor

A informação confirmada pela prefeita Elizabeth Schmidt, na noite de quarta-feira (24), de que a nova cepa do coronavírus chegou em Ponta Grossa, é muito preocupante. A cidade já vive o pior momento da pandemia, e tudo o que não precisávamos no momento era ter uma variante, mais transmissível, dessa doença que já ceifou mais de 360 vidas na cidade. E o pior é saber que isso não é tudo.

As vacinas, aos poucos, estão chegando ao Paraná e, consequentemente, repassadas para os municípios. Hoje (26), começa a vacinação a idosos com idade a partir de 85 anos no município, mais ainda está longe de sabermos quanto o país terá vacinas para imunizar todas as pessoas com mais de 60 anos, que é o público mais susceptível à doença. São as que mais morrem. Há mais de uma semana não há mais leitos de UTI no Hospital Universitário. O Estado do Paraná começa a beirar um colapso.

Somente de moradores de Ponta Grossa, há 42 pessoas em UTI e mais 45 em enfermaria, confirmados com o coronavírus. E sem falar em mais 23 casos hospitalizados, de pessoas com suspeitas de estarem com a doença. A pessoa que faleceu com a nova cepa na cidade, sequer tinha saído de Ponta Grossa ou teve contato com alguém que viajou para Manaus, o que significa que ela já está circulando e há transmissão comunitária.

As novas medidas restritivas no município, sem dúvidas, são uma necessidade. Alguns municípios, inclusive da região, já decretaram o lockdown. É preciso restringir a circulação e aglomeração das pessoas, para reduzir essa contaminação. Afinal, se com a covid que já circulava na cidade, uma pessoa poderia infectar cerca de sete pessoas, com a nova variante, o potencial de transmissão é ampliado para 20 pessoas.

Porém, acima de tudo, o que é mais necessário neste momento, é a consciência coletiva. Há quase um ano precisamos nos restringir e viver com máscaras. Ninguém mais aguenta. Porém, se a sociedade continuar com esse descaso, continuar aglomerando em período de restrição, vamos apenas estendendo o período de transmissão da doença e ver a perda de mais amigos ou entes queridos para este vírus letal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE