PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Segurança, emprego e renda

Antes mesmo de iniciar sua atividade principal (a de manter afastado da sociedade os homens condenados pela Justiça), a nova cadeia pública de Ponta Grossa cumpre um papel social relevante: gera emprego e renda e fomenta o comércio na região onde está sendo erguida, no bairro Colônia Dona Luíza. Em tempos de pandemia, com grave crise financeira, isso representa um ganho considerável na economia do Município. As obras geram empregos para centenas de ponta-grossenses.

A obra, localizada no bairro Colônia Dona Luíza, próximo à Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, serviu como gatilho para o comércio local se reinventar. Para o futuro, a expectativa dos pequenos empresários é que, com a inauguração do complexo e o fim da pandemia de coronavírus, as visitas aos detentos voltem ao normal, aumentando por consequência o número de pessoas transitando pela região.

É importante, também, destacar a própria obra. A estrutura, um investimento de R$ 19,4 milhões, é um exemplo da nova realidade do sistema carcerário que está sendo construída no Paraná. Acabar com o problema da superlotação em carceragens de delegacias e realocar os detentos em um espaço estruturado sempre foi um pedido da sociedade.

O novo complexo vai disponibilizar 752 vagas em um espaço de 6,8 mil metros quadrados. O investimento é feito com recursos federais e estaduais e a estimativa é que seja inaugurada no primeiro semestre de 2021.

É um investimento para dar conta à demanda por espaços para presos. Ponta Grossa e toda a região sentiam necessidade de uma obra como essa. A estrutura vai contar com dez módulos, sendo quatro espaços de vivência coletiva e seis de vivência individual; área destinada para visitas íntimas; local de assistência à saúde; e cobertura para visitantes. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE