PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Uma novela chamada IML

O encantado prédio do Instituto Médico Legal de Ponta Grossa, ao lado da sede da 13ª SDP, sofre com o abandono e o descaso. O mato tomou conta do espaço e o muro às margens da Rua Visconde de Itaboraí está cada vez mais inclinado. É importante saber quem deveria zelar pelo espaço e cobrar providências e responsabilidades.

O imóvel está interditado desde janeiro de 2018, quando a Defesa Civil de Ponta Grossa constatou rachaduras no muro. A rua que passa ao lado do prédio também foi fechado pelo iminente risco de desabamento da estrutura de cimento e ferro, causando transtornos aos moradores.

Após a interdição, os funcionários foram transferidos para contêineres instalados ao lado do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, em agosto daquele ano. Em outubro do ano seguinte, parte dos serviços oferecidos pelo órgão foram novamente trocados de sede. Agora, exames de corpo de delito para casos de violência sexual, lesões corporais e acidentes são realizados na rua Penteado de Almeida, no centro da cidade, em frente à sede da delegacia regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No mesmo imóvel, também funciona o Instituto de Criminalística, que provisoriamente executava seus serviços na sede do 1º Batalhão de Polícia Militar.

Tempos atrás, admitiu-se até mesmo a possibilidade da demolição do prédio. Mas o imóvel manteve-se em pé. Agora, depois de várias licitações desertas (quando nenhuma empresa manifesta interesse em participar do processo), a BC Construtora Ltda. EPP assumiu a obra que vai permitir a reabertura do prédio.

A construtora será responsável por demolir o muro do prédio, que está inclinado e corre o risco de desabar desde 2018. Além disso, a empresa fará o taludamento (ajuste da inclinação do muro) e implantação de grade, com a troca de todo o piso e da regularização de matrículas.

No ano passado, A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) buscou viabilizar uma solução para o problema histórico do Instituto Médico Legal (IML). A Universidade, com o apoio da Secretaria Pública e Administração Penitenciária e da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), anunciou a possibilidade de construção de uma nova sede para o IML - o prédio será anexo ao Centro de Estudos Anatômicos, voltado para todos os cursos de Saúde da UEPG.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE