PUBLICIDADE

ExpoFrísia quer impulsionar produção agrícola com o Digital Agro

Inteligência Artificial, que tem sido responsável por otimizar e precisar processos no campo, é um dos principais temas do 6º Digital Agro, evento que ocorre simultaneamente com a 16ª ExpoFrísia, no Parque Histórico de Carambeí

Inteligência Artificial, que tem sido responsável por otimizar e precisar processos no campo, é um dos principais temas do 6º Digital Agro, evento que ocorre simultaneamente com a 16ª ExpoFrísia, no Parque Histórico de Carambeí
Inteligência Artificial, que tem sido responsável por otimizar e precisar processos no campo, é um dos principais temas do 6º Digital Agro, evento que ocorre simultaneamente com a 16ª ExpoFrísia, no Parque Histórico de Carambeí -

Realidade em diversas profissões atualmente, a Inteligência Artificial (IA) já está sendo aplicada no agronegócio e pode ser responsável pelo crescimento na produção agrícola do Brasil. Em 2023, a temática está em alta com programas virtuais que simulam uma conversa humana, a exemplo do Chat GPT. No 6º Digital Agro, um dos principais eventos de tecnologia do agro e que acontece simultaneamente com a 16ª ExpoFrísia, em Carambeí, serão tratadas a funcionalidade da IA e de que maneira o produtor pode interpretar os dados coletados na sua plantação.

Em exposições e palestras que começam nesta quinta-feira (27) e vão até sábado (29), pesquisadores irão expor no Digital Agro as vantagens em aderir à Inteligência Artificial, que surge como uma oportunidade de melhorar o dia a dia no campo e pretende otimizar a produção de alimentos. Setor já tem consolidado uso de maquinários, capazes de coletar, prevenir pragas e cuidar do plantio de uma forma melhor do que apenas o trato humano. IA aparece como uma terceira via, complementar e fundamental para impulsionar economia do agro.

De acordo com o gerente executivo de estratégia e inovação da Frísia, Auke Dijkstra, o Digital Agro irá explorar a IA a partir da coleta de dados nas propriedades, seu processamento e, principalmente, o que fazer com essas informações. “Como uma propriedade rural pode fazer a gestão desses dados? Hoje, há diversas máquinas coletando dados na propriedade, mas o produtor ainda não sabe muito bem o que faz com tudo isso”, conta.

Como exemplo, Dijkstra cita a plataforma sigmaABC, desenvolvida pela Fundação ABC e que reúne uma série de ferramentas para auxiliar o cooperado no manejo, melhor período para plantio, cultivar ideal, previsibilidade de colheita, entre outras informações. Atualmente, existem três grandes centros de IA no Brasil dedicados exclusivamente ao agro.

Precisão e qualidade dos alimentos

Rodrigo Tsukahara é pesquisador da Fundação ABC, entidade que realiza o apoio técnico ao evento. Para ele, a IA vai onde o olho humano não consegue alcançar: “A IA já está ajudando o agro em diversas situações onde apenas a trena, o olho humano ou uma balança não conseguem resolver. Detecção precoce, identificação e seleção são processos, hoje, comandados por algum algoritmo. Máquinas e implementos também seguem essa ideia, na separação dos grãos, com qualidade, entregando os alimentos até a indústria, com imagem multiespectral, ressonância magnética e outras técnicas sofisticadas”, explica Tsukahara.

Segundo o pesquisador, “a IA tem uma grande capacidade de processamento dessas séries de informações. Ela processa e entrega para analisar e aplicar no dia a dia. Para onde ela vai é a pergunta que deve ser fundamentada no cliente final”, conclui.

Demais assuntos

No Digital Agro também será discutido o mercado de carbono brasileiro, o quanto ele evoluiu, quais são as oportunidades e possibilidades – e  atrelado a isso será discutida a certificação de propriedades rurais.

O público pode ainda acompanhar a arena de pitch com assuntos de startups, plataformas de gestão, soluções inteligentes para a pecuária e marketplace para o agro. Os drones continuarão tendo destaque no evento, com demonstração de sua aplicabilidade em pulverização, apontando as vantagens e os pontos de atenção.

Com informações da assessoria da Frísia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE