PUBLICIDADE

Safra do feijão tem aumento de 23% nos Campos Gerais

Dados do Deral mostram que grão tem na região a segunda maior produção do Estado, com 46 mil toneladas produzidas

Dados do Deral mostram que grão tem na região a segunda maior produção do Estado, com 46 mil toneladas produzidas
Dados do Deral mostram que grão tem na região a segunda maior produção do Estado, com 46 mil toneladas produzidas -

A primeira safra do feijão em 2023 foi colhida em sua totalidade na região dos Campos Gerais e apresentou crescimento na produção de 23%. É o que apontam dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que também colocam a região em que está Ponta Grossa como a maior produtora do grão no Estado.

Com o resultado positivo, 46.418 mil toneladas foram produzidas no período que compreende o segundo semestre do passado e abril deste ano. Além da crescente produtividade, rendimento de quilo por hectare chega a 1.906, um acréscimo de 35% em relação à última safra realizada.

O feijão nos Campos Gerais representa, em números percentuais, praticamente ¼ de toda produção feita no Estado do Paraná, com 24% da primeira safra do grão em 2022/2023. Na sequência aparecem cidades do entorno da região de Irati, com 22%, e da Grande Curitiba, com 16%. Em todo o Paraná, 117 mil hectares foram produzidos em uma área de 115 mil hectares.

Agricultura paranaense passou por dificuldades climáticas no início da safra, entre setembro e outro do ano passado. No entanto, região dos Campos Gerais apresentou resultados positivos mesmo diante de um cenário menor para produção. Nesta primeira safra de 2023, Campos Gerais teve apenas 24.360 hectares para o cultivo do feijão, 9% a menos do que na última safra de 2021/2022. Mesmo assim, ampliou produção e rendimento.

Segundo o economista do Deral em Ponta Grossa, Luiz Alberto Vantroba, Campos Gerais possui alta tecnologia no plantio, cuidado e colheita, fatos que levam a melhora na produção do feijão. “O feijão na região de Ponta Grossa é tradicional, tem uma tecnologia aplicada, conduzem bem a lavoura, o manejo, tem uma boa assistência técnica a nível de cooperativas, tudo é conduzido da maneira adequada. A produtividade aumenta por conta disso e ajuda o Paraná com 24% de toda colheita”, afirma.

Bons resultados na soja e no milho

A região dos Campos Gerais, além de grande impacto no feijão paranaense, concentra a segunda maior produção de soja do Estado. Com 544.450 mil hectares de área disponível para plantio na atual safra, espera-se que mais de 2,2 milhões de toneladas sejam colhidas, o que representa aumento de 9% em relação ao último resultado da safra 2021/2022 e deixa região como a segunda maior produtora de soja no Paraná, atrás apenas dos municípios que cercam Campo Mourão.

O milho na região de Ponta Grossa é o líder em participação de toneladas produzidas no Paraná, com 23%. Produção na safra 2022/2023 também mostra crescimento de 24% em relação à colheita anterior. Desta vez, milho dos Campos Gerais já rendeu 863.829 mil toneladas e 11 mil quilos por hectare de rendimento, superior em 30% da safra anterior.

“Nós estamos no final da safra de soja e da colheita de milho, as principais culturas na região. São bons resultados em termos de produtividade, apesar de no início da safra ter acontecido excesso de chuva e falta de sol. Porém, depois o clima melhorou e as culturas reagiram positivamente. Vamos superar a maior produtividade dos últimos tempos, acima de 4 mil quilos por hectare de soja, pena que os preços estão caindo e não estão atrativos”, explica Luiz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE