PUBLICIDADE

Comércio de PG projeta melhor Natal em quatro anos

Perspectiva é de que Natal tenha melhor volume de vendas desde 2016
Perspectiva é de que Natal tenha melhor volume de vendas desde 2016 -

Presentes podem ser uma forma de compensar o distanciamento, o que justificaria o incremento nas vendas neste ano

A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio PR) prevê uma recuperação gradativa do comércio, a ponto de, em dezembro, as vendas serem as melhores dos últimos anos. A projeção é de Rodrigo Rosalem, diretor de planejamento e gestão da Federação, em uma análise geral para todo o estado. Para Ponta Grossa e região também há um otimismo, informa o presidente do Sindilojas em Ponta Grossa e vice-presidente da Fecomércio Paraná, José Loureiro Neto. Para ele, caso a conjuntura esteja conforme o esperado, deverá ser o melhor dezembro desde 2016.

Como explica Rosalem, para muitos subsetores do comércio, dezembro é o mês que salva o ano, e que em 2020, a pandemia, que tanto prejudicou diversos setores do comércio por alguns meses, deverá trazer alguns elementos para tornar as vendas positivas. “Entendemos que neste ano os presentes podem ser uma forma de compensar o distanciamento, por isso a expectativa é de que este ano seja melhor, inclusive se comparado a anos anteriores”, destacou em uma entrevista ao programa Assembleia Entrevista. “Temos indicadores que analisamos na Fecomércio de que os índices tiveram uma queda abrupta no início da pandemia, mas que vêm se recuperando. Na prática, vemos um crescimento gradativo, cada mês sendo melhor que o anterior”, completou

Para José Loureiro, essa perspectiva também é válida para Ponta Grossa e região, de que as vendas possam superar as de 2019 e de anos anteriores, que não foram tão positivas, como 2018 e 2017. Contudo, há a necessidade de uma combinação de fatores para que isso seja alcançado, o que inclui a mudança de decretos municipais. “Se tiver tudo liberado como achamos que vai estar, com as lojas abrindo em horário normal, sejam as das ruas e as dos shoppings, acreditamos sim que vai ser um dos melhores Natais. Mas depende de vários fatores, o que inclui como vai estar a pandemia, se tiver reduzido”, informou Loureiro. 

Oferta de vagas temporárias ainda é incerta na cidade

Neste ano, as contratações para vagas temporárias ainda são incertas, informa José Loureiro. Ele lembra que muitas vagas foram perdidas durante a pandemia, mas agora, vagas estão sendo geradas, para a reposição dessas vagas perdidas – porém ainda distante de recuperar o que era antes. “O comércio só vai contratar se sentir que vai dar diferença. Eles vão deixar para a última hora: se movimentar, contrata. Há muitas pessoas com experiência desempregadas, que basta treinar poucos dias e elas já vão saber lançar as vendas”, completa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE