PUBLICIDADE

DAF apresenta nova geração do XF no Brasil nesta terça

Modelos ganham visual semelhante ao que é vendido na Europa e outros países do mundo
Modelos ganham visual semelhante ao que é vendido na Europa e outros países do mundo -

Linha de caminhões extrapesados ganha novo design, mais moderno. Caminhões são fabricados em Ponta Grossa

Será oficialmente apresentado nesta terça-feira (18), através de um evento online, a nova geração da linha de caminhões XF da DAF no Brasil. O modelo ganha um novo design, mais moderno e agressivo, para ampliar ainda mais sua participação de mercado nesta nova década. A primeira geração do modelo chegou ao mercado nacional em 2013, quando a fábrica foi inaugurada no município de Ponta Grossa, e agora, quase sete anos depois, chega o novo modelo, semelhante ao que já é comercializado na Europa. 

A nova geração no país já era esperada desde o ano passado, quando ao final do ano, um exemplar foi visto circulando camuflado pelo país. Na oportunidade, a DAF confirmou os testes, informando que estavam sendo realizados “testes com o caminhão Euro 6 para atender a nova legislação que entrará em vigor nos próximos anos”, sem revelar, então, quando começaria a ser comercializado. A nova legislação em questão é a Proconve P8, com novos limites de emissão de poluentes estabelecidos, para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2023. 

Nenhuma informação foi adiantada pela empresa até o lançamento, mas quem acessar o Facebook da DAF Caminhões, pode ver, além da imagem de capa confirmando o lançamento do ‘Novo DAF XF’, um vídeo com tomadas de detalhes do novo modelo produzido na planta fabril de Ponta Grossa. Desde que foi lançado no Brasil, o modelo ganhou fama por sua robustez, considerado como um caminhão praticamente ‘inquebrável’, que garante um ótimo custo por quilômetro rodado, além de contar com o freio-motor mais potente do mercado. 

Na Europa, a montadora utiliza os mesmos motores da linha MX da Paccar, de 12,9 litros, vendidos no Brasil. Contudo, nas novas especificações, o motor foi retrabalhado e ficou mais potente em relação aos hoje vendidos no Brasil, que seguem as normas Euro 5 /Proconve P7. A primeira geração de caminhões DAF é comercializada no país com as potências de 410, 460 e 510 cavalos; enquanto que os vendidos na Europa, nas especificações Euro 6, passaram a ser oferecidos com 428, 483 e 530 cavalos.

Modelo acumula dois recordes de vendas mensais

A nova geração chegará ao país no momento em que o XF destaca-se como o segundo caminhão extrapesado mais vendido do país, somando os emplacamentos de junho e julho. Em ambos os meses, a montadora registrou seus dois recordes mensais, com 432 emplacamentos do modelo XF105 em junho, e mais 437 em julho, fazendo com que o total de 869 unidades comercializadas ficasse atrás apenas dos 1222 emplacamentos do Volvo FH540 no período. No acumulado do ano, entre janeiro e julho, o XF105 é o terceiro mais vendido, com 2.065 unidades emplacadas, abocanhando 8,64% do mercado de pesados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE