PUBLICIDADE

Comércio de PG tem a menor queda de vendas do Paraná

O secretário José Loureiro afirmou que o desempenho diferenciado em relação ao Estado se deve às medidas de abertura escalonada
O secretário José Loureiro afirmou que o desempenho diferenciado em relação ao Estado se deve às medidas de abertura escalonada -

Desempenho da região foi o melhor entre as seis analisadas pela pesquisa realizada pela Fecomércio

A região de Ponta Grossa foi a que menos sofreu com a queda nas vendas do comércio varejista no mês de abril, devido à pandemia do novo coronavírus. A pesquisa conjuntural do comércio, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), aponta que a retração das vendas nos quarto mês deste ano foi de 12,9% na comparação com o registrado em abril de 2019. Esse percentual corresponde a menos da metade da média estadual, cuja queda registrada foi de 31,1%. As regiões mais impactadas foram a de Londrina, que teve retração de 41,1%, e de Maringá, onde as baixas chegaram de 44,8%.

Em Ponta Grossa, todos os setores tiveram quedas nas vendas em abril. O menos impactado foi o de supermercados, cuja retração foi de 1,25%. É algo que se diferencia do Paraná, cuja média foi uma alta de 6,25%, apresentando-se como o único segmento com elevação nas vendas, comparado ao mesmo mês no ano anterior. Outro setor menos impactado foi o de materiais de construção, que teve baixa de 4,5%. Por outro lado, os que mais sofreram no município foram os setores de vestuário e tecidos (-39,1%), departamentos (-46%); calçados (-83,2%) e livraria e papelaria (-88,6%).

José Loureiro, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, além de ser presidente do Sindicato do Comércio Varejista no município (Sindilojas PG), vê os números de abril de forma positiva dentro do cenário estadual. Ele justifica esse desempenho melhor que o das outras regiões às medidas adotadas pelo governo municipal. “Isso aconteceu porque as lojas ficaram abertas. Nós fechamos apenas duas semanas, a partir do dia 23 de março. No dia 6 de abril as lojas já abriram de forma escalonada”, informa. “Em outros lugares, por exemplo, lojas de shoppings ficaram fechadas por cerca de 60 dias”, completa. 

Além disso, explica Loureiro, o escalonamento está funcionando para diversos setores. “Alguns empresários me informaram que venderam, em abril e maio deste ano, mais do que no mesmo período no ano passado, como lojas de enxovais, ferramentas, artigos de luxo”, relata.

Retração no ano é de 6,2%

No acumulado do ano, a retração no mês de abril fez com que o faturamento do setor ficasse no vermelho em Ponta Grossa. Nos quatro primeiros meses deste ano, a queda acumulada é de 6,2%, na comparação com o mesmo período em 2019. É o segundo melhor desempenho, inferior somente aos 5% de queda registrados em Curitiba. No Estado do Paraná, a média de retração é de 9,7%. A região mais impactada é a de Maringá, onde o faturamento do varejo retraiu 19,6% no ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE