PUBLICIDADE

Empresários do comércio discutem medidas de apoio junto ao governo

Imagem ilustrativa da imagem Empresários do comércio discutem medidas de apoio junto ao governo
-

Reunião ocorreu junto ao vice-governador Darci Piana. Representantes da ACP levaram estudos e sugestões para o setor

Empresários e representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP) estiveram reunidos, na última quinta-feira (18), com o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que também é presidente da Fecomércio, para debater propostas do setor para o momento pós-Covid-19. Entre os participantes estava o vice-presidente das Lojas MM, Marcio Pauliki, que também é membro da ACP, o qual destacou que, em breve, o governo lançará um pacote de incentivo à economia do Estado. Por esse motivo, o governo está aberto a sugestões, e a ACP apresentou uma série de medidas interessantes, para estimular todo o setor, desde o apoio a pequenos empresários até benefícios a consumidores que comprarem produtos fabricados no Estado.

Uma das medidas propostas é uma linha de financiamento para os pequenos e médios empresários, que sofrem um impacto maior neste momento de pandemia. “A intenção é pedir o auxílio a essas empresas vindo do Governo do Paraná, vindo daqui da Fomento Paraná, para incentivar pequenos e micro empresários. Isso porque levamos um estudo, pela ACP, que 70% dos empregos são gerados pelas pequenas e microempresas”, revelou Pauliki. A intenção é buscar essa intervenção pelo estado, pois diversas empresas não conseguiram esse auxílio através do Governo Federal.

A substituição tributária também é uma preocupação das lideranças empresariais do setor. Hoje, explica Pauliki, os empresários recolhem o ICMS na hora que compram o produto. O pedido é pelo fim da substituição, para que esse imposto seja pago após a venda para o cliente. “Com o momento ruim da economia, o empresário já tendo pago o imposto lá atrás, isso acaba com capital de giro dele”, reitera.

Outra medida sugerida ao vice-governador foi a criação do ‘Feito no Paraná’ dentro do programa Nota Paraná. O objetivo é fazer com que o cliente tenha um retorno maior de crédito dentro do programa ao fazer a aquisição de produtos fabricados no Estado. Isso fará com que os consumidores fiquem interessados em comprar produtos locais, fortalecendo a economia regional. “A ideia é que o cliente não peça apenas o CPF na nota, mas pergunte se o produto é do Paraná, para ganhar mais créditos”, relata o empresário. 

Também participaram da reunião o presidente da ACP, Camilo Turmina; Valter Dario (Valdar Móveis); Pedro Regazzo (Móveis Liberati); Daniel Scandin (Madera Madera); e Geraldo Gonçalves (Multiloja); além do coordenador jurídico da ACP, Eduardo Stremell.

Redução de alíquotas do ICMS poderá elevar arrecadação

Para os empresários, a redução de alíquotas de ICMS a pequenos e médios empresários poderia trazer benefícios aos comerciantes, além de um aumento na arrecadação do imposto no Estado. Pauliki explica que isso poderia ocorrer porque mais empresários poderiam fazer o recolhimento junto ao Estado. “Há muitas empresas de outros estados que estão vendendo aqui e emitindo nota em São Paulo, Santa Catarina, por conta da guerra fiscal entre os estados. Então fizemos um estudo, pela ACP, que é possível reduzir alíquotas aumentando a arrecadação por essas empresas tirarem mais notas no Paraná, o que não está acontecendo hoje”, conclui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE