PUBLICIDADE

PG formaliza mais de 1,1 mil empresas até agosto

Novas aberturas de lojas e empresas mostram aquecimento do comércio e do setor de serviços com alta na industrialização
Novas aberturas de lojas e empresas mostram aquecimento do comércio e do setor de serviços com alta na industrialização -

A atividade empresarial em Ponta Grossa está mais aquecida que a média estadual. O número de abertura de empresas no município cresceu 11,42% entre os meses de janeiro e agosto de 2019, na comparação com o mesmo período no ano passado. Tal crescimento representa quase o dobro da média estadual, onde o crescimento foi de 6%. Nesses oito meses de 2019, 1.112 empresas foram abertas em Ponta Grossa, entre novas empresas ou abertura de filiais – no ano passado, o valor tinha alcançado 998. Os números do levantamento foram confirmados ao Jornal da Manhã e Portal aRede pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). No acompanhamento mensal, apenas abril teve baixa na formalização (de 140 para 137), e o com maior alta foi fevereiro, de 110 para 142, em alta de 29%.

Cabe destacar que nesses números não estão inclusos os Microempreendedores Individuais (MEIs), modalidade na qual foram registradas 2.433 novas formalizações neste ano em Ponta Grossa. Conforme os números da Jucepar, entre as seis modalidades diferentes, houve um maior número de abertura de empresas do tipo Sociedade Empresarial Limitada, com 483, seguida de perto pela modalidade Empresário Individual (podendo ser microempresa ou empresa de pequeno porte), com 482 formalizações. Depois apareceram 139 Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada, quatro Sociedades Anônimas Fechadas, três cooperativas e uma Sociedade Anônima Aberta. 

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, esse aquecimento é reflexo dos investimentos industriais dos últimos anos, que mantém a economia da cidade aquecida. Como ele explica, esses investimentos refletem em empresas terciárias, especialmente de serviços, gerando empregos, futuramente refletindo em maior circulação no comércio. “Há várias empresas grandes na cidade, indústrias por se instalar. Agora, por exemplo, está se instalando a EcoPainéis, que vai iniciar as obras no terreno neste mês. Há a Estação Saudade, que deverá ser inaugurada em Novembro, e há a necessidade de contratações”, informou.

Crescimento na região atinge 14%

Nas região dos Campos Gerais, os números também foram positivos, apresentando um incremento ainda superior ao registrado em Ponta Grossa, atingindo 14,3%. A alta foi observada diante da elevação de 1962 formalizações para 2.244 formalizações nestes oito meses de 2019. A maior alta ocorreu em fevereiro, de 205 para 284 (38,5%), e o mês com o maior número de formalizações foi março, com 318.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE