PUBLICIDADE

Mulheres e o desafio da participação política

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres e o desafio da participação política

Por Márcia Huçulak

Todos nós queremos uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres, com menos preconceito de gênero que tanto prejudica as mulheres, acarretando violência, desigualdade salarial e dificuldades nas oportunidades de trabalho, além de uma absurda subrepresentação nos espaços de poder e na política.

Nós, mulheres, embora sejamos a maioria da população brasileira, ainda somos subrepresentadas em todas as posições na política.

Enquanto nos for negada a participação ativa e protagonista nos espaços de poder e decisão teremos uma sociedade pela metade. A presença maior de mulheres nesses espaços é fundamental para que avancemos em pautas que são essenciais para todos.

Não se trata da opinião de uma mulher que decidiu enfrentar os desafios e participar da arena pública. Estudos apontam, por exemplo, que a maior inclusão feminina em cargos públicos resulta em mais atenção a áreas como saúde, educação, bem-estar e questões sociais. Outros mostram que a diversidade de experiências trazidas pelas mulheres se traduz em políticas que refletem melhor as necessidades da população. Há um estudo, do Fórum Econômico Mundial de 2023 que demonstra: países com mais mulheres em posições de comando são mais prósperos.

Ao longo da História, só o simples direito de as mulheres votarem melhorou a qualidade das políticas públicas desenvolvidas pelos governos.

Na minha trajetória profissional no serviço público, entendi que precisamos de pessoas com conhecimento e discernimento para atuar na esfera política e apoiar e defender pautas que impactem e melhorem a vida das pessoas.

Não tenho história familiar na política, tampouco imaginei ou sonhei estar onde estou hoje. Contudo, aceitei o desafio quando fui convidada a ser candidata a deputada estadual. Fui eleita como a deputada estadual mais votada do Paraná e também a mais votada da história da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na minha eleição percebi muitas mulheres e homens defendendo maior participação feminina na política.

Essa defesa não se traduz em guerra dos sexos, mas em busca de paridade. Uma sociedade mais justa e uma democracia mais sólida dependem fundamentalmente de as mulheres ocuparem os espaços que lhes são de direito, com igualdade de condições para disputar esses espaços.

Sabemos que ainda temos desafios enormes a superar, o que só será alcançado se mais mulheres se dispuserem a participar do jogo.

Nós, mulheres, temos muito a contribuir para uma sociedade melhor para todos. Mulheres e homens interferem no mundo. Por isso, não apenas temos história, mas fazemos a história que igualmente nos faz e nos torna, portanto, históricos. As mudanças que tivemos ao longo do tempo na Humanidade passam por alguma ousadia, sonho e utopia.

Por isso, na minha utopia, sonho com muito mais mulheres sentadas nas cadeiras das casas legislativas estadual e federal, assim como no Poder Executivo. Na minha atuação parlamentar, tenho apoiado para que mais mulheres participem como protagonistas na seara política.

O espaço da política é lugar de poder, de decisão, de intervir na sociedade –  portanto, também é lugar da mulher. Pelas decisões políticas passam o nosso desejo de uma sociedade melhor.

Por mais mulheres na política!

Márcia Huçulak, ex-secretária de Saúde de Curitiba, mestre em Planejamento de Saúde pela Universidade de Londres e especialista em Saúde Pública pela Fiocruz, é deputada estadual pelo PSD-PR.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE