Cotidiano
Fábrica da Cristalpet em PG tem licença de operação aprovada
Maior fábrica de resina pet do Sul do Brasil recebe investimento de R$ 447 milhões; empreendimento deve gerar mais de 870 vagas de emprego
Iolanda Lima | 24 de outubro de 2025 - 02:40
A Cristalpet avança em mais uma etapa para a inauguração da maior fábrica de resina pet do Sul do Brasil.
O empreendimento, localizado em Ponta Grossa, recebeu nesta quinta-feira (23) a Licença de Operação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) por meio do Instituto Água e Terra (IAT). A informação é exclusiva do Portal aRede.
A licença tem validade até 23 de outubro de 2030, e segue alguns condicionantes, visto que a indústria tem especificidades de uso de água, produção de resíduos e potencial emissão atmosférica.
Portanto, o processo de licenciamento, pautado na regulamentação de atividades industriais pelo IAT, envolve o controle, análise e gestão dos materiais utilizados pela indústria.
Matheus Demito, diretor do IAT, contou à Redação do Portal aRede/Jornal da Manhã que a regional de Ponta Grossa conduziu o licenciamento desde o primeiro ato, e segue operando outras atividades da Cristalpet, sob a supervisão da técnica Débora Moreira.
Demito conta que algumas ações devem ser tomadas após a deliberação do licenciamento. "A licença deve ser entendida como um instrumento legal, semelhante a um contrato entre o órgão ambiental e o empreendedor, e é fundamental que o solicitante observe atentamente as condicionantes estabelecidas, bem como o cronograma que a obra deve seguir", diz.
INVESTIMENTO NA INDÚSTRIA - As obras da Cristalpet na BR-376, Km 508, em Ponta Grossa, têm investimento de R$ 447 milhões, e o empreendimento deve gerar mais de 870 vagas de emprego no município, destacando-se como um potencial para o fomento da economia e potencial das indústrias na cidade. A Cristalpet faz parte do centenário grupo Cristalerías del Uruguay e atualmente parte do grupo Envases Universales de México, líder na fabricação de pré-formas de PET na América Latina.
ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS - Recentemente, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União), esteve acompanhada da secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Faynara Merege, para averiguar o andamento das obras às margens da BR-376.
A prefeita do município afirma que, antes do investimento, o terreno estava vazio, e agora dá lugar a um espaço de geração de oportunidade para Ponta Grossa. Faynara destacou que o empreendimento será um "divisor de águas" para a economia municipal. "Além de empregos, a Cristalpet traz tecnologia sustentável e fortalece todo o nosso polo industrial. São 170 empregos diretos e mais de 700 indiretos. E oportunidades para fornecedores locais de transporte, logística e insumos. É um círculo de desenvolvimento que começa aqui e vai muito além dos muros da fábrica", diz.