Cotidiano
Dia ‘D’ de Multivacinação em PG registra mais de 2,6 mil doses aplicadas
As vacinas antitetânicas, em suas diferentes composições, tiveram a maior adesão do dia, com 550 pessoas imunizadas
Iolanda Lima | 21 de outubro de 2025 - 02:20

O Dia ‘D’ de Multivacinação, realizado no último sábado (18), teve resultados expressivos em todas as regiões de Ponta Grossa. A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), confirmou que mais de 1,6 mil pessoas foram vacinadas nos 26 pontos de vacinação espalhados pela área urbana e também no distrito de Itaiacoca. No total, 2,6 mil doses de diferentes imunizantes foram aplicadas durante a mobilização.
A ação, realizada de forma conjunta em milhares de cidades do país, teve como objetivo atualizar as carteiras de vacinação de crianças, adolescentes e adultos, reforçando a importância da imunização como medida essencial de prevenção e cuidado coletivo. “O excelente resultado alcançado em Ponta Grossa reflete o compromisso dos profissionais e da população com a saúde preventiva. Seguimos trabalhando para que ninguém fique sem a proteção que as vacinas oferecem”, avalia a presidente da FMS, Liliam Brandalise.
De acordo com o relatório consolidado pela FMS nesta segunda-feira (20), houve procura por todos os imunizantes disponíveis. Entre as demandas mais atendidas estão o sarampo, com 291 pessoas vacinadas; 203 aplicações da vacina contra a febre amarela, além de 253 adolescentes que receberam a vacina contra a dengue e outros 203 que foram imunizados contra o HPV.
A vacina contra a Covid-19, por sua vez, somou 290 aplicações - a maioria em crianças menores de 5 anos. Já as vacinas antitetânicas, em suas diferentes composições, tiveram a maior adesão do dia, com 550 pessoas imunizadas.
MOBILIZAÇÃO - A Campanha Nacional de Multivacinação neste mês de outubro segue até o dia 31. Todas as 24 Unidades de Saúde com sala de vacina estarão abertas para receber a população que deseja atualizar sua caderneta. A orientação, de forma permanente, é comparecer com a carteira de vacinação e um documento com foto.
Com informações da assessoria.