PUBLICIDADE

Evento transforma PG na vitrine do Turismo dos Campos Gerais

5° Salão de Turismo acontece sexta (29) e sábado (28) e apresenta ações para o desenvolvimento do setor nos municípios da região

Karen Kobilarz e Maria Luiza Cavazotti comentaram sobre a importância do evento para a cidade
Karen Kobilarz e Maria Luiza Cavazotti comentaram sobre a importância do evento para a cidade -

O Centro de Convenções do Hotel Bourbon sedia, nesta sexta (28) e sábado (29), a 5º edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais. Organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur), o evento reúne expositores, estandes, palestras, apresentações culturais e workshops. Além as atrações, o Salão prevê ser uma vitrine das possibilidades turísticas dos Campo Gerais, pelo incentivo aos setores de cultura, economia e turismo. A solenidade de abertura acontece nesta quinta (28) na Castrolanda em Castro, com palestra comandada por Malcon Anderson Tafner e Paulo Ricardo Bruns. O evento é gratuito e a público. 

Karen Kobilarz, gerente da Adetur, conta que o evento tem como objetivo enaltecer o potencial turístico dos Campos Gerais e apresentá-lo para todo o país.  “É uma mostra de tudo o que temos na região e está ganhando projeção estadual e nacional. Além de termos os visitantes da região, temos recebido agências, operadoras e formadores de opinião, que experimentam um pouco do turismo e levam para todo o Brasil.", explica a gerente. 

ECONOMIA - O Salão também serve como um ‘ponta-pé’ para o turismo do Paraná na próxima temporada. A expectativa é de apresentar um pouco doa região para o público para incentivar a visitação dos atrativos paranaenses. O que impacta diretamente no fluxo econômico das cidades. Portanto, ao integrar atrativos culturais, gastronômicos, musicais e históricos, o evento se torna uma vitrine de tudo o que o Paraná pode oferecer. Karen lembra que o turismo movimenta a economia hoteleira, além de fortalecer o comércio local, geração de empregos e de ocupação. “O turismo é negócio. Fomenta a renda, é um gerador de empregos, além de gerar ocupação e mão de obra… Temos a rede hoteleira, gastronomia, agências de viagens, atrativos turísticos, eventos, transporte que integram o setor. Muitas vezes não damos dimensão do valor do turismo para a economia das cidades.” explica. 

CULTURA - O tema deste ano do 5º Salão é ‘Turismo Cultural: Cultura que encanta, experiências que conectam”. Maria Luiza Cavazotti, conselheira da Adetur, conta que a cultura também é uma das áreas que são impactadas pelo turismo. Ela conta que o fortalecimento cultural da região dos Campos Gerais leva a uma melhor recepção do turista. Visto que museus, atrativos históricos e artesanatos contribuem para a diversidade turística da região. Sobre os atrativos do evento, ela adianta alguns "Queremos trazer um desfile diferenciado, teremos a princesinha do Campos com o tropeiro. Teremos o Silvestre Alves com suas músicas, além dos Arautos. Da região também teremos outros atrativos que farão a diferença. É a força dos Campos Gerais nos processos e produtos culturais dos último anos". 

ATRATIVOS - Dentre os 10 municípios que integrarão os dois dias, o evento reúne um palco cultural com desfiles, apresentações culturais e mostras da região. Karen conta que as exposições serão rotativas, então a cada turno o público pode acompanhar diferentes expositores. Além disso, o Sebrae estará com uma estrutura exclusiva, oferecendo palestras e workshops para  o público. 

Neste ano, junto com a edição do Salão, também acontece a 2° do HackaTur. O evento é uma maratona de soluções tecnológicas para o turismo, que promove e contribui para a eficiência operacional e sustentabilidade de destinos turísticos. Com o tema “Turismo digital: tecnologia e a inteligência turística hiper conectada", a iniciativa tem apoio do Sebrae-Pr e Visite Ponta Grossa, além de oferecer uma premiação para os três melhores projetos desenvolvidos. O evento também tem como intuito o fortalecimento de negócios e a formação de networking entre agentes e profissionais do turismo. 

O Salão também terá uma Arena Gastronômica, com degustações de diferentes pratos da região a cada duas horas. 

Maria Luiza conta sobre a importância do evento para a população de Ponta Grossa: "Trazemos uma mudança na visão, para sociedade se sentir pertencente. Por isso, temos a intenção de trazer a cultura no sentido de raízes. Nós somos uma região de passagem, com influência dos trens, do tropeirismo e de imigrantes. Com o Salão, queremos trazer o prazer de ser dos Campos Gerais." 

Com supervisão de Mário Martins 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE