Cotidiano
Coronel Carlos Alberto é empossado comandante do 5º CRBM em PG
A cerimônia de posse aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa
Da Redação | 08 de maio de 2025 - 03:18

A noite de quarta-feira (07) foi marcada por mudanças importantes no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) em Ponta Grossa. O coronel Carlos Alberto de Oliveira tomou posse como comandante do 5º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM). A unidade foi oficializada no fim de março pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e será responsável pela supervisão de mais de 60 cidades, incluindo municípios dos Campos Gerais, Norte Pioneiro e Centro-Sul.
A cerimônia de posse aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e reuniu autoridades como o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a prefeita Elizabeth Schmidt, além de outros representantes.
Em entrevista ao Portal aRede e ao Jornal da Manhã, Carlos Alberto de Oliveira, que já esteve temporariamente à frente do 1º Comando Regional, em Curitiba, destaca a importância da criação de uma unidade em Ponta Grossa e afirma que a novidade contribui para a descentralização das atividades do Corpo de Bombeiros no Estado.
“Assumir o 5º CRBM tem uma importância muito grande porque ele está sendo criado agora. Temos que fazer a implantação do zero e estruturar um local que vamos locar futuramente. O Comando Regional de Ponta Grossa terá a maior área de atuação do Paraná”, diz.
Oliveira ainda ressalta que o novo desafio também tem um valor pessoal, já que o coronel é de Ponta Grossa e será o primeiro comandante regional dos bombeiros no município.
BATALHÃO - Além da cerimônia de posse do 5º CRBM, a solenidade na Acipg também contou com a passagem de comando do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), também situado em Ponta Grossa.
O tenente-coronel Rafael Lorenzetto, que ocupava a posição de comandante da unidade, irá assumir a função de subcomandante do Comando Regional. De volta a Ponta Grossa, o tenente-coronel André Lopes de Oliveira passará a ser responsável pelo 2º BBM.
Lorenzetto aponta que a criação de um Comando Regional traz uma estrutura mais robusta para a região. “Serão mais de 60 municípios, pegando o Batalhão de Guarapuava e a Companhia Independente de Irati. O Corpo de Bombeiros, como um todo, só tem a ganhar”, destaca.
Por fim, o tenente-coronel compartilha o orgulho em transmitir o comando do 2º BBM para André Lopes. “É um batalhão onde trabalhei no início da minha carreira, ainda como aspirante a oficial. Depois, tive a oportunidade de exercer o posto de comandante”, comenta.
RETORNO - Recém promovido a tenente-coronel, André Lopes de Oliveira será o novo comandante do 2º BBM. O militar já trabalhou na cidade e também desempenhou funções em outros municípios, como Apucarana, Colombo e São José dos Pinhais.
“As expectativas são imensas, considerando que ao longo do meu tempo de serviço, desde soldado até major, sempre servi em Ponta Grossa. Dessa forma, conheço toda a região e toda a tropa”, menciona.
PROCESSO - Desde o início da criação do 5º Comando Regional, a partir do decreto estadual nº 9.370/2025, a corporação iniciou o processo de instalação da estrutura física, que em um primeiro momento deverá funcionar no espaço onde fica o 2° BBM. Na sequência, um imóvel será locado e, futuramente, uma sede própria deverá ser construída.
O decreto também oficializou a criação do 4º Comando Regional, em Maringá. A unidade será responsável pela supervisão do 5º Batalhão, sediado na cidade, além das 2ª, 4ª e 5ª Companhias Independentes de Umuarama, Cianorte e Paranavaí, respectivamente