Cotidiano
Fotos revelam abandono de grande estrutura da Rumo em Ponta Grossa
A equipe de Jornalismo do Portal aRede esteve no local e comprovou a falta de manutenção no que já contribuiu tanto para a história da cidade
Da Redação | 15 de fevereiro de 2025 - 03:58

Com futuro incerto e sem previsão de melhorias, a antiga oficina da Rede Ferroviária (RFFSA) de Ponta Grossa está abandonada. Diante desse cenário, moradores e comerciantes relatam medo e preocupações com o espaço, que fica na região de Oficinas, em área nobre do Município. A equipe de Jornalismo do Portal aRede esteve no local e comprovou a falta de manutenção no que já contribuiu tanto para a história da cidade.
Nas imagens é possível visualizar abundância de lixo, imóveis de madeira deteriorados, destruição, além de possíveis locais com foco do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Até mesmo pneus e estruturas queimadas foram identificadas pela equipe de Jornalismo do Portal aRede. Apesar de todos esses problemas, o que será feito na antiga Rede Ferroviária ainda é incerto. Vários já foram os projetos para o local e nada foi realizado.
Não bastasse a sujeira, a grande estrutura já foi ‘palco’ para assuntos policiais de Ponta Grossa. Em anos passados, diversos crimes graves foram registrados dentro dos barracões, como mortes e agressões – incluindo ferimento por arma de fogo e queimaduras. Os imóveis dentro do terreno também têm histórico de diversos incêndios nos últimos anos. Além disso, recentemente estabelecimentos comerciais próximos foram alvo de furto.
PROPOSTAS DE USO - Como se trata de uma área bem localizada, plana, de fácil acesso, nas últimas décadas, lideranças políticas do município cogitaram diversos usos diferentes para o espaço. Entre eles, transformar a área em um Centro Gastronômico, Centro de Convenções, Parque Urbano, entre outras propostas. A atual Administração já demonstrou o interesse em desenvolver um projeto de revitalização do complexo.
TERRENO DA UNIÃO - A Rumo já esclareceu ao Portal aRede, em outra oportunidade, que realiza serviços de roçada prioritariamente em áreas operacionais, visando a segurança da comunidade, e que o espaço, há edificações de responsabilidade do DNIT e que uma porção adicional do terreno é de propriedade da Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Clique aqui e confira a reportagem especial realizada pelo Portal aRede.