Cotidiano
Acipg avalia atuação em 2024 e projeta ações para o próximo ano
Aeroporto e porto seco são bandeiras que a associação continuará defendendo
Gabriel Ryden | 24 de dezembro de 2024 - 13:00
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) finaliza o ano com conquistas importantes, avaliando 2024 como histórico para a entidade e projetando as ações para 2025.
Para a presidente da Acipg, Giorgia Bin Bochenek, “2024 foi histórico para a Acipg, que teve importantes conquistas e consolidou políticas que são um reflexo do trabalho de anos anteriores. Este ano, pela primeira vez, a associação publicou um relatório de sustentabilidade, um importante documento que norteia as ações da entidade para os próximos anos, pensando no futuro sob a égide do ESG (Environmental, social and Governance – traduzindo meio ambiente, social e governança)”, diz.
Ela lembra que a entidade também estreitou os laços com representantes do poder público, independentes de ideologias, “construindo pontes”, e buscando avanços e melhorias para a cidade. “Além disso, não deixamos de cobrar, quando necessário, pontos que o empresariado considerou importantes”, observa.
Para ela, “Ponta Grossa vive um excelente momento socioeconômico, com bons índices, destacando-se nacionalmente e atraindo investimentos. Isso é fruto de um esforço conjunto de diferentes atores da sociedade organizada, da qual a Acipg tem muito orgulho de participar”, ressalta.
Reeleita presidente da associação neste ano, Giorgia avalia que a continuidade de mais dois anos à frente da entidade “nos dá muito orgulho e alegria, mas também responsabilidade. Ao lado de uma diretoria técnica e capacitada, temos a oportunidade de dar continuidade aos projetos, conectando todos os setores da sociedade e estando ao lado dos empreendedores da cidade. Isso é muito importante, pois mostra que o setor produtivo deseja uma entidade que os represente e que atue de forma firme em prol do empresariado, além de pensar nos avanços da nossa cidade”, fala.
Prospecção - Para 2025, Giorgia acredita em uma no próspero para todos. “Esperamos que 2025 seja um ano próspero para todos, e que as empresas que estão se instalando em nossa cidade possam contar com mão de obra qualificada”, observa.
Ela antecipa que a entidade pretende trazer cursos e outras iniciativas para auxiliar essas indústrias. Neste cenário, a presidente considera que é importante que as empresas consigam contratar no município, para que o dinheiro circule na cidade.
Para ela, é fundamental também que as multinacionais consigam construir seus espaços com a ajuda das empresas locais. “Essa é uma luta que travamos há muito tempo, e que agora estamos colhendo bons frutos”, diz.
Apoio – Para Giorgia, o apoio do governo municipal é importante para o setor empresarial. Ela lembra que uma das bandeiras históricas da Acipg é em relação ao aeroporto, “do qual estamos, ao mesmo tempo, cobrando e ajudando para melhorar as condições. Este é um desejo antigo e temos a expectativa de que finalmente haja avanços consistentes em 2025, quando está previsto o início das obras do novo terminal a partir de março”.
A presidente destaca, ainda, que outro antigo da Acipg e do setor produtivo de Ponta Grossa e região é pela criação de um porto seco na cidade. “Estamos lutando para conseguir essa infraestrutura, que auxiliará nossos empresários, e temos esperança de que em 2025 possamos dar passos significativos nessa direção”, fala.
Masterplan- Giorgia finaliza destacando o relacionamento da entidade com o governo municipal. “Temos um bom relacionamento e vários projetos em andamento com a prefeitura”, assegura.
Ela destaca o Masterplan, que envolve a elaboração de políticas públicas com vistas para o futuro, para que se possa alcançar uma Ponta Grossa com mais qualidade de vida e uma cidade melhor. “Acredito que esse é um dos papéis da Acipg: atuar em conjunto com o poder público para transformar e melhorar a cidade”, diz.