Campos Gerais
AMCG celebra conquistas para os municípios da região
O atual presidente, Abimael do Valle, e a presidente eleita, Dayane Sovinski, destacam as principais áreas de atuação da entidade em prol dos municípios dos Campos Gerais
João Iansen | 24 de dezembro de 2024 - 04:24
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) atuou em diferentes frentes em prol das cidades da região. O atual presidente da entidade e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, e a presidente eleita para a gestão 2025-2026 e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destacaram a importância do papel exercido pela AMCG junto dos associados.
Conforme diz Abimael, em entrevista ao Portal aRede, a AMCG é fundamental para os Campos Gerais. “É o elo que une todos os municípios associados para discutir pautas importantes junto aos governos Estadual e Federal, em especial aquelas de maior complexidade”, completa.
Em 2024, a entidade participou de debates sobre pautas que impactam diretamente na administração dos municípios. O atual presidente explica que foi discutido sobre a continuidade da desoneração do INSS da folha de pagamento para as prefeituras. “A partir da mobilização organizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e também pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A decisão do Senado, efetivada no mês de maio, manteve a alíquota de 8% de contribuição paga pelos municípios ao INSS em 2024, contribuindo para o fluxo de caixa das prefeituras”, afirma.
Com apoio dessas entidades, a AMCG também obteve ganhos importantes relacionados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Tivemos o aumento de 1,5% do Fundo, fruto ainda do movimento ‘Sem Repasse Justo, Não Dá’, promovida pela AMP. Foram realizadas tratativas com a presença de vários prefeitos. A AMCG precisa sempre trabalhar em conjunto com as outras entidades. São políticas trabalhadas pelas associações que trazem resultados positivos”, destaca Abimael.
Na área habitacional, a Associação avançou por meio do programa ‘Escritura na Mão’, organizado pelo Governo do Estado. “A regularização fundiária é uma pauta muito sensível defendida pelo governador Ratinho Junior. Os municípios dos Campos Gerais receberam muito bem esse importante projeto, que trará bons frutos para a nossa população. É uma pauta que trata de um sonho para muitas pessoas”, ressalta.
PRIORIDADES - Historicamente, a AMCG atua de maneira significativa nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer. Neste ano os associados tiveram a oportunidade de dialogar sobre os Campos Gerais com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que esteve na região. No segundo semestre, também foi realizado o tradicional Concurso de Música Sertaneja, que visa a geração de novos talentos das nossas cidades. Na área de esportes, houve a continuidade das competições esportivas da AMCG, que oferecem oportunidade aos mais jovens e também aos atletas amadores da região, promovendo também a cidadania e a integração.
A atual gestão da entidade também procurou dar início à elaboração de novos projetos na área de turismo, que é um dos pontos fortes da nossa região. “Promovemos reuniões junto às prefeituras e entidades com foco neste segmento, a fim de compreender as demandas existentes em cada município. O turismo tem uma rentabilidade muito grande, gera empregos e movimenta a economia. Muito em breve, teremos projetos importantes para fomentar o setor, seja em termos estruturais, ou de divulgação”, conta Abimael do Valle.
Por fim, o atual presidente afirma que sempre procurou dar voz aos municípios dos Campos Gerais. “Atuar como presidente é um desafio e uma responsabilidade muito grande. Ao longo da gestão, procuramos dar voz aos municípios e contribuir para as principais demandas existentes nas nossas cidades. Tenho orgulho em ter participado desse período importante da história dos Campos Gerais. Agradeço a todos os prefeitos pela confiança e pela parceria demonstradas ao longo do ano e desejo um excelente 2025 à próxima gestão”, finaliza.
PRÓXIMOS PASSOS - A prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, foi eleita presidente da AMCG neste ano, ela assume o cargo a partir da próxima reunião a ser realizada pela entidade. Para a futura presidente, a AMCG é o maior símbolo de união entre todos os 19 municípios dos Campos Gerais. “É com esse lema que a nossa gestão pretende atuar em 2025. Com apoio e contribuição de todos os prefeitos e lideranças, vamos conduzir a nossa região rumo a novas conquistas. Estamos cientes do nosso potencial e pretendemos exercê-lo através de uma gestão responsável e municipalista”, afirma Dayane.
Sobre sua gestão, a prefeita de Imbaú afirma que irá buscar investimentos e projetos junto ao Governo do Estado. “Com a credibilidade que temos junto ao Governo do Estado, poderemos trazer importantes investimentos e projetos para favorecer a nossa população, levando apoio também para as cidades de menor porte. Estaremos atentos às demandas de todos os gestores”, completa.
Para ela, a AMCG precisa estar próxima dos órgãos públicos e também das entidades de fomento. “Queremos, por exemplo, ampliar ainda mais o diálogo com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e também com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Com esse apoio, poderemos participar diretamente das discussões a respeito da realidade de cada prefeitura e contribuir positivamente”.
Na área da saúde, Dayane explica que pretende continuar com parcerias já existentes. “Queremos fortalecer o nosso atendimento em saúde por meio da continuidade da parceria e do diálogo já existentes junto ao Consórcio de Saúde e ao Samu. Outra bandeira da nossa gestão será a defesa do pleno funcionamento do Hospital Regional de Telêmaco Borba, que será muito importante para os municípios”, afirma.
Segundo a presidente eleita, muitos atendimentos que ocorrem em localidades mais distantes poderiam ser atendidos no hospital em Telêmaco Borba, trazendo agilidade e compromisso com a saúde dos moradores e também economicidade aos municípios menores que fazem parte da Associação. “Nesta mesma linha, ainda iremos trabalhar pela implantação dos serviços da Polícia Científica e do IML”, completa.
Por fim, Dayane ressalta que irá defender o crescimento dos Campos Gerais enquanto polo logístico, pleiteando os investimentos necessários nas nossas estradas. “É uma pauta que, além de visar a segurança e o conforto daqueles que frequentam as nossas rodovias, também favorece a captação de indústrias e a geração de empregos”. Dayane Sovinski também agradeceu a confiança dos prefeitos da região. “Juntos seremos capazes de fazer mais pela nossa população”, finaliza.