PUBLICIDADE

Tecnologia e inovação são destaques na 16ª ExpoFrísia e na 6⁰ Digital Agro, que começou hoje

Eventos vão até o dia 29 de abril no Parque Histórico de Carambeí, em Carambeí (PR); evento é referência em técnica, manejo e inovação da produção leiteira no Brasil

Durante o Digital Agro, os cooperados da Frísia podem conferir mais novidades sobre o lançamento da Digital Agro Academy
Durante o Digital Agro, os cooperados da Frísia podem conferir mais novidades sobre o lançamento da Digital Agro Academy -

A 16ª ExpoFrísia e a 6⁰ Digital Agro começaram hoje e ambos os eventos deverão reunir mais de 5 mil visitantes para discutir “Tradição em inovação” até o próximo sábado (29). Este ano, a Frísia Cooperativa Agroindustrial está promovendo simultaneamente a ExpoFrísia, evento direcionado à pecuária leiteira, e o Digital Agro, que reúne as principais tecnologias e nomes da agricultura 4.0. Ambos os eventos ocorrem entre os dias 27 e 29 de abril, no Parque Histórico de Carambeí, e contam com o apoio técnico da Fundação ABC.

As feiras se complementam ao unir a pecuária e a agricultura, a história e o futuro. Estão presentes mais de 60 expositores, com dez startups e mais de 20 horas de conteúdo distribuídos em duas áreas: a Arena Digital Agro e a Arena ExpoFrísia. Como parte da programação da ExpoFrísia acontecem fóruns sobre mercado, palestras sobre suinocultura, pecuária de leite, manejo, entre outros temas que podem contribuir para o dia a dia do produtor.  “Esse ano trouxemos uma proposta um pouco diferente para ExpoFrísia com a Escola de Suinocultura falando de dois temas com foco no futuro: O futuro da alimentação dos suínos e o futuro do profissional da suinocultura. A ideia era trazer este conhecimento tanto para sociedade, quanto para os nossos cooperados e fornecedores, de modo que possam se preparar para as necessidades do que está por vir”, afirma Ricardo Cogo, gerente executivo de suínos da Frísia.

Durante o Digital Agro, os cooperados da Frísia podem conferir mais novidades sobre o lançamento da Digital Agro Academy. “Levando em consideração que o agronegócio no Brasil e mundo afora tem passado por muitas transformações, sendo elas tecnológicas e digitais, o Digital Agro deste ano lança o Digital Agro Academy, que visa trazer metodologias ágeis de gestão de projetos para colaboradores da Cooperativa Frísia, para que eles tenham conhecimento técnico para implementar e aproximar estas tecnologias e projetos  dos produtores”, afirma Fabio Solano, analista de Estratégia e Inovação da Frísia.

Na noite de hoje (27) acontecerá a abertura oficial do evento e a cerimônia de Premiação Destaques do Ano, que tem como objetivo valorizar o trabalho e produção dos cooperados Frísia, além de sua participação nos eventos técnicos e sociais da cooperativa. Os primeiros lugares no Prêmio Destaques do Ano 2022 serão premiados com viagem, sendo quatro premiados na área de negócios Agrícola; duas vagas para a área de negócios Pecuária Leite e duas vagas para a área de negócios Pecuária Suínos.

A cerimônia de abertura e a premiação contarão com a presença do presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus; do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior; prefeita de Carambeí, Sra. Elisangela Pedroso; prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken; o presidente da Fundação ABC, Sr. Peter Greidanus; o diretor presidente da Agrária, Adam Stemmer; o diretor presidente da Capal, Erik Bosch; o diretor presidente da Castrolanda, Willem Bouwman; e o presidente APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), João Guilherme Brenner.

Programação

A programação da ExpoFrísia e do Digital Agro teve início na tarde de hoje  (27)  com uma série de palestras técnicas sobre o mercado de leite e derivados, commodities agrícolas, macroeconomia e curso de silagem. Amanhã (28), na ExpoFrísia, pela manhã, serão abordados temas como o uso do projeto genômico na produção leiteira e a utilização de robôs nas propriedades, enquanto à tarde serão realizadas palestras sobre bem-estar animal e manejo de dejetos, além do Clube de Bezerras e do Julgamento Jovem da raça holandesa vermelha e branca e preta e branca. 

No Digital Agro, a programação inclui uma apresentação sobre a utilização de drones agrícolas, um painel voltado ao mercado de carbono, uma palestra sobre sensoriamento hiperespectral contra pragas no agro, além de abordar o uso da inteligência artificial e a Smart Farming, projeto de fazenda inteligente da Fundação ABC. O segundo dia contará com a Arena de Pitch, com projetos dos expositores, e o Demozone, um ambiente voltado aos drones e ordenha robotizada.

No último dia, 29, será realizada a Copa dos Apresentadores, que é a exposição de animais, julgamentos de animais adultos e julgamento final, todos relacionados à ExpoFrísia. Para o Digital Agro, o dia contará com um painel sobre certificação de propriedades, produção de energia, tendências e oportunidades de mercado, tecnologia e produção sustentável, cases de sucesso dos Estados Unidos (relativos a hortifruti) que podem ser aplicados no Brasil e análise global da produção de proteínas.

A ExpoFrísia e o Digital Agro contam com o patrocínio da  MSD Saúde Animal, Agener União, Tetra Pak, JA. 

Serviço:

16ª ExpoFrísia e 6º Digital Agro

Data: 27 a 29 de abril (quinta a sábado)

Horário: Quinta: 9h às 21h; Sexta: 9h às 20h; Sábado: 9h às 19h

Local:Parque Histórico de Carambeí, Avenida dos Pioneiros, 4.050 , Carambeí (PR)

Entrada gratuita

Inscrição em: www.expofrisia.com.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE