PUBLICIDADE

Em PG, Prolar e CPS suspendem cobranças de cidadãos

Companhias com capital público suspenderam cobrança do pagamento de parcelas por 30 dias

Companhias com capital público suspenderam cobrança do pagamento de parcelas por 30 dias
Companhias com capital público suspenderam cobrança do pagamento de parcelas por 30 dias -

Companhias com capital público suspenderam cobrança do pagamento de parcelas por 30 dias

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) assinou dois novos decretos publicados na edição desta terça-feira (24), em Diário Oficial. Os decretos municipais 17.152/2020 e 17.153/2020 que suspendem, respectivamente, o pagamento feito por cidadãos à Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS) e à Companhia Pontagrossense de Habitação (Prolar). Segundo os decretos, as duas suspensões valem pelos próximos 30 dias, ou seja, até 24 de abril.

A medida foi tomada diante do combate ao Covid-19, o novo Coronavírus, e as nítidos efeitos na economia nacional, estadual e municipal. O documento destaca que a decisão foi tomada “considerando a suspensão de algumas atividades para a adoção de medidas extraordinárias para a prevenção e defesa do Covid-19”. A medida busca ‘aliviar’ o impacto financeiro que deve atingir várias famílias.

No caso da CPS, as parcelas do programa ‘Asfalto Cidadão’ ficarão suspensas pelos próximos 30 dias e as parcelas serão cobrados, posteriormente, sem juros ou multas. Segundo o mesmo decreto, a parcela adiada agora será para o fim do respectivo contrato. Já no caso da cobrança de parcelas pela Prolar, a parcela também será destinada ao fim dos contratos – a medida também inclui a suspensão por 30 dias do parcelamento fruto do programa ‘Prolar Negocia’. 

As autoridades públicas tomaram tal decisão diante do evidente impacto econômico para boa parte das famílias. No caso dos mutuários da Prolar, boa parte das famílias tem o sustento retirado do trabalho informal. Mesmo para aqueles que tem trabalho fixo, o impedimento da abertura do comércio e outros problemas econômicos preocupam e assombra com uma possível elevação das taxas de desemprego. 

Em Ponta Grossa, desde essa segunda-feira (23) o comércio não essencial já está impedido de abrir - no entanto a diminuição do movimento já vinha acontecendo há alguns dias e isso também causa impacto direto na economia informal. Além disso, a partir desta quarta-feira (25) o transporte coletivo deverá funcionar em escala de domingo, com bem menos ônibus nas ruas. 

Prefeito determina paralisação de obras

Entre as várias determinações do prefeito Marcelo Rangel está a paralisação de obras não essenciais. Para ter mais dinheiro em caixa e também para contribuir com a diminuição da circulação de pessoas, obras tidas como não essenciais foram paralisadas. Neste caso, várias frentes de pavimentação da CPS tiveram os trabalhos interrompidos até que a situação seja normalizada. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE