PUBLICIDADE

UEPG é a melhor no Brasil em ‘Educação de Qualidade’

Novo ranking da Times Higher Education (THE) avalia impacto universitário no mundo. No objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) de Educação de Qualidade, UEPG é a 1ª do Brasil

No objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) de Educação de Qualidade, UEPG é a 1ª do Brasil
No objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) de Educação de Qualidade, UEPG é a 1ª do Brasil -

Novo ranking da Times Higher Education (THE) avalia impacto universitário no mundo. No objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) de Educação de Qualidade, UEPG é a 1ª do Brasil

A revista Times Higher Education (THE) lançou nesta quarta-feira (3) o primeiro ranking de impacto universitário do mundo. A iniciativa é destinada a captar novos insights exclusivos sobre o trabalho das universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2016. No ODS de ‘Educação de Qualidade’, a UEPG é a universidade brasileira mais bem posicionada.

Os ODS buscam fornecer uma estrutura para o desenvolvimento do mundo de forma sustentável. O levantamento tem, ao todo, 17 objetivos distintos, entre eles boa saúde e bem-estar, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico e redução de desigualdades. A THE divulgou dois rankings: um geral, da soma de todas as ODS, e também outro específico de cada objetivo.

A UEPG enviou dados relativos a ODS 4 que trata de Educação de Qualidade. Foram inseridas informações a respeito de eventos organizados pela universidade e abertos ao público em geral, atividades de extensão que articulem a comunidade, número de alunos graduados e pós-graduados, dentre outros aspectos.  As informações foram sistematizadas por Elismara Zaias Kailer, Diretora de Avaliação Institucional, e Josecler Kapp Lepinski, Chefe da Seção de Dados Estatísticas e Informação da UEPG.

Entre as universidades de todo o mundo, a A UEPG obteve a posição 48º dentre mais de 301 instituições que participaram do processo. Das Instituições de Ensino Superior brasileiras, a UEPG figura em primeiro, seguida da UNIFESP (53º), da Universidade Estadual do Ceará (101-200) e da Universidade Federal do Ceará (101-200).

Para o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, a avaliação do novo ranking da revista ressalta a importância da Universidade no cenário local, estadual, nacional e internacional. “Mesmo estando entre as universidades mais jovens do mundo, a UEPG se coloca como uma das principais instituições brasileiras de acordo com o levantamento. Isso é motivo de orgulho para todos nós”, avalia Sanches.

Miguel destaca ainda a proposta da atual administração em aproximar a UEPG da comunidade externa, compartilhando o conhecimento que é produzido dentro da instituição. “O ODS medido pela revista avalia justamente a relação da Universidade com a comunidade interna e externa, especialmente as atividades de extensão. A UEPG é pública e deve compartilhar esse conhecimento com a sociedade que nos cerca”, defende Miguel.

Participação das universidades

A participação nesse ranking estava aberta a todas as universidades credenciadas que ensinam alunos de graduação, diferentemente do levantamento ‘World University Rankings’, também da THE, que inclui um volume mínimo de publicação como parte dos critérios de elegibilidade. Nesse contexto, as universidades poderiam encaminhar dados de quantos ODS fossem capazes. Assim, cada ODS tem uma série de métricas usadas para avaliar o desempenho da universidade no objetivo específico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE