Campos Gerais
Estado oficializa o Território Turístico Rotas do Pinhão nesta terça
As Rotas do Pinhão tem forte influência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã
Iolanda Lima | 26 de agosto de 2025 - 01:30

A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) realiza nesta terça-feira (26), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a solenidade de oficialização do Território Turístico Rotas do Pinhão. Trata-se de uma estratégia para impulsionar o turismo no Estado e aproveitar, com excelência, o potencial de cada região.
Ao todo, serão criados 18 territórios no Estado. Os principais eixos da iniciativa incluem a valorização da identidade local; o desenvolvimento econômico; diversificação da oferta turística; preservação do patrimônio; promoção do turismo sustentável; o turismo como indústria de empregos e renda para as comunidades locais, além da qualidade de vida dos seus moradores.
TERRITÓRIO - As Rotas do Pinhão, que compreende Curitiba e toda sua Região Metropolitana, tem forte influência da imigração europeia, principalmente polonesa, ucraniana, italiana e alemã. Traços distintivos das culturas mineira, paulista e do tropeirismo também ajudam a formar um caleidoscópio de sotaques, sabores e tradições.
O território abranges os municípios de: Quatro Barras, Lapa, Piraquara, Araucária, Tijucas do Sul, Mandirituba, Campo Magro, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Pinhais, Almirante Tamandaré, Rio Negro, Colombo, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.

Com informações: AEN.