Campos Gerais
CimSamu realizou mais de 43 mil atendimentos na região no 1º semestre de 2025
Em Assembleia Geral, realizada na última semana, com presença de representantes de 20 dos 28 municípios atendidos pelo Consórcio, foram apresentados os números do início do ano
Iolanda Lima | 29 de julho de 2025 - 06:50

O Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu) realizou mais de 43 mil atendimentos apenas no primeiro semestre de 2025. O número representa um aumento em relação ao ano anterior. Ainda, foram entregues 15 novas ambulâncias para municípios atendidos pela entidade.
Em Assembleia Geral, realizada na última semana, com presença de representantes de 20 dos 28 municípios atendidos pelo Consórcio, foram apresentados os números do início do ano.
Somente nos primeiros seis meses do ano, em atendimentos primários – considerado o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde, geralmente em unidades básicas de saúde – foram 31,4 mil ocorrências. Do todo, 16,2 mil foram em Ponta Grossa, seguida de Telêmaco Borba (2,6 mil), Castro (2 mil), Irati (1,7 mil) e Jaguariaíva (1,2 mil).
Já em atendimentos secundários – que se refere a cuidados especializados fornecidos em nível ambulatorial e hospitalar, que vão além da atenção primária, mas sem incluir casos de alta complexidade –, foram 11, 4 mil em toda a região. A maior parte também foi registrada em Ponta Grossa (4,6 mil), seguida de Castro (842), Irati (689) e Telêmaco Borba (502).
FROTA - Durante a Assembleia, também foi debatida a entrega de novas ambulâncias para municípios do CimSamu. Neste ano, foram entregues 15 novos veículos, adquiridos através do Ministério da Saúde, com valores variando entre R$ 289 mil e R$ 470 mil.
No segundo semestre, mais quatro ambulâncias serão entregues. Os anúncios devem ser realizados até novembro de 2025.
LIDERANÇAS - O presidente do Consórcio considerou a Assembleia como um encontro proveitoso para o debate da saúde. “Tivemos a presença de 20 municípios, atendemos mais de 1 milhão de habitantes em todos os 28 municípios da região. O Samu está fazendo um grande trabalho e nós estamos em busca de melhorar ainda mais os atendimentos para a população”.
Para a diretora-executiva Emanuelle de Matos, o CimSamu está realizando um trabalho em conjunto com as prefeituras. “Tivemos a prestação de contas do primeiro semestre, uma proposta de orçamento para o ano de 2026 e também os dados de números de atendimentos por município. Estamos fazendo um trabalho muito construtivo juntamento com os prefeitos, gestores e equipes técnicas. Agrademos a todos pela participação para fortalecermos o Consórcio em toda nossa região”, comentou.
PRESENÇAS - Estiveram presentes: o presidente do CimSamu e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL); o vice-presidente do Consórcio e prefeito de Sengés, Gerson Nunes (PSD); o secretário e prefeito de Inácio Martins, Dimas Vier (PSD); a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil); o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD); o prefeito de Ivaí, Orli de Cristo (PL); o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (PL); o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Müller (PP); e o prefeito de Ventania, Zelio Bittencourt (PL); além de vice-prefeitos e secretários dos municípios.
O CimSamu abrange cidades da 3ª Regional de Saúde (3ª RS): Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, São João do Triunfo e Sengés; da 4ª RS: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares; e da 21ª RS: Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.