PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros busca alternativas para arrecadar recursos em parceria com prefeituras

Oficiais do 2º Batalhão de Bombeiros Militar do Paraná (2º BBM) estiveram em reunião com prefeitos de Jaguariaíva, Carambeí, Castro e Palmeira

Oficiais do 2º BBM estiveram em reunião com o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda.
Oficiais do 2º BBM estiveram em reunião com o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda. -

Oficiais do 2º Batalhão de Bombeiros Militar do Paraná (2º BBM) estão percorrendo municípios da área de atuação do Batalhão nos Campos Gerais nas últimas semanas. O objetivo dessas visitas está dentro do planejamento estratégico do Comando, que visa estabelecer metas para eventuais melhorias nas instalações físicas dos quartéis e aquisições de equipamentos para cada tipo de região, na qual o quartel tem maior numero de ocorrências e, em conjunto, com as prefeituras locais, melhorar ainda mais o atendimento e funcionamento nos quartéis militares na região.

Recém-promovido ao posto de Tenente-Coronel, André Lopes de Oliveira, que assumiu o comando do 2º BBM, em conversa com a equipe de Jornalismo do Portal aRede, explica que agora pertence ao 5º Comando Regional de Bombeiros Militar com sede em Ponta Grossa, o qual atende 18 municípios e que as visitas estão sendo realizadas, principalmente, em cidades que possuem quartéis militares – como é o caso de Palmeira, Castro, Jaguariaíva e Telêmaco Borba – e municípios que dispõe do Programa de Brigada Comunitário – como Carambeí, Arapoti, Pirai do Sul, Tibagi e Reserva. 

Dos municípios citados, o Tenente-Coronel André Lopes já esteve em reunião com Reinaldo Cardoso (prefeito de Castro), Juca Sloboda (prefeito de Jaguariaíva), Elisangela Pedroso (prefeita de Carambeí) e Altamir Sanson (prefeito de Palmeira). “Nos municípios que possuem quartéis, estamos conversando com os prefeitos, reestabelecendo nossas parcerias onde, todas as prefeituras têm contribuído para que os locais tenham condições ainda mais adequadas para o funcionamento, com manutenções, por exemplo. Isso tudo faz parte de qualquer unidade dos bombeiros”, comenta André. 

Outra pauta importante tratada nas reuniões, é a busca por alternativas para arrecadar recursos, através de repasses das prefeituras para o Corpo de Bombeiros. “O intuito é de manter esses quartéis militares, adquirir novos equipamentos que, eventualmente, são necessários, contribuindo para que o serviço dentro do município fique mais eficiente”, ressalta.

De acordo com André, o Governo do Estado mantém os serviços em excelentes condições com viaturas, combustível, alimentação, fardamento, equipamentos e pagamentos do efetivo. “Todos os quartéis estão em um momento muito bom, com viaturas novas e equipamentos. O Estado tem feito a parte dele”, comenta.

FUMCOB - Em relação aos municípios, o comandante explica que estão sendo tratados projetos como o Fundo Municipal de Prevenção e Atendimento a Sinistros da Fração do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa (FUMCOB) – modelo já adotado em Ponta Grossa, através do Projeto de Lei nº 348/2022, que tem intuito principal de dar melhorias aos próprios públicos municipais utilizados pela corporação e o aparelhamento das estruturas municipais de defesa e combate a sinistros.

“O modelo foi adotado pela prefeita Elizabeth Schmidt em Ponta Grossa e está em execução há praticamente dois anos. Essa ideia de fazer um fundo para repasses ao Corpo de Bombeiros está presente em nossas reuniões, sendo tratado de acordo com o contexto econômico do município”, enfatiza André.

Ainda, André Lopes conta que possui um acordo com o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), para implantar o FUMCOB. “Vamos iniciar as tratativas legais ao longo do ano, através do Executivo e Legislativo, para termos esse Fundo em Castro”. Segundo o comandante, as tratativas também estão avançadas em Jaguariaíva e Palmeira.

RELAÇÕES - Ainda, o comandante do 2º BBM afirma que outro objetivo é estreitar relações com as cidades. “Estou me apresentando como novo comandante do 2º Batalhão, estreitando relacionamentos e apresentando as metas do Comando, as entregando em cada unidade. Enfim, todos os parceiros da região tem contribuído e estamos buscando recursos para deixar estes quartéis mais bem estruturados”, complementa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE