Campos Gerais
Diretoria do CimSaúde prevê ampliação no atendimento na região
Os prefeitos de Arapoti, Carambeí, Piraí do Sul, Castro, Tibagi, São João do Triunfo e Imbaú foram aclamados para a Diretoria Administrativa e para o Conselho Fiscal
Da Redação | 11 de janeiro de 2025 - 06:55
Mais avanço na área da saúde da região dos Campos Gerais. Essa é a meta da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), que foi eleita e empossada na manhã desta sexta-feira (10), em assembleia realizada no Sebrae em Ponta Grossa. Os prefeitos de Arapoti, Irani Barros (PSD), e de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (PL), permanecem nos cargos de presidente e tesoureiro da entidade. A vice-presidência fica com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), e a secretaria, com o chefe do Executivo de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso (MDB).
Também foram eleitos os membros titulares e suplentes do Conselho Fiscal do CimSaúde. Dentre os titulares estão: o prefeito de São João do Triunfo, Mario Cezar (PT), o prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi (MDB), e a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski. Já os integrantes suplentes do Conselho estão: o prefeito de Ventania, Zélio Bittencourt (PL), o prefeito de Ivaí, Orli de Cristo (PL), e o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson (PSD).
“A saúde é uma área que precisa de uma atenção maior”, aponta o presidente, agradecendo aos colegas gestores por ser reconduzido ao cargo. Conforme Barros, o avanço deve seguir no Consórcio no próximo biênio. “Fizemos um trabalho técnico e conseguimos um crescimento considerável”, destaca.
Além do crescimento dos serviços, o presidente destacou o trabalho dos colaboradores do Consórcio. “Conseguimos aprovar no último ano o Plano de Cargos e Salários. Assim valorizamos os nossos colaboradores, que também contam com mais segurança em sua carreira”, avalia. Foco nos colaboradores e também nos pacientes que utilizam os serviços do CimSaúde. “Atuamos com o princípio na humanização. As pessoas que estão em consultas ou exames, já estão sensíveis e precisam deste tratamento humanizado”, ressalta.
Além do crescimento dos serviços, o plano de ação para o próximo biênio prevê maior cobertura na região, realização de mutirões, licitações compartilhadas e estudos para a realização de procedimentos cirúrgicos e ampliação para um Consórcio Multifinalitário. “Estamos avançando na área da saúde, e queremos estender também para outras áreas”, esclarece o presidente.
Novo secretário do CimSaúde, Cardoso destacou a importância da união dos gestores para o fortalecimento e ampliação dos serviços. “A unificação das Prefeituras é essencial”, aponta, adiantando que irá, no mínimo, dobrar a contribuição de seu município para atendimento da população castrense junto ao Consórcio. O prefeito de Castro esteve presente no processo de criação do CimSaúde em 2001.
Prefeito de São João do Triunfo e integrante do conselho fiscal, Mario Cesar da Silva também já adiantou o aumento do repasse. “Hoje está sendo levado até a Câmara Municipal projeto para ampliar em 75%”, conta. A importância do Consórcio foi destacada na descentralização dos serviços. “Principalmente para os pequenos municípios. Por isso precisamos ser bem atuantes enquanto diretoria e conselho, para continuarmos nos fortalecendo”, avalia.
Os aportes dos municípios junto ao CimSaúde foram destacados pela diretora executiva, Pâmella Costa em sua explanação. “Os municípios estão aportando cada vez mais recursos no Consórcio com o objetivo de ampliar os atendimentos na atenção ambulatorial especializada. Assim conseguimos ofertar um quantitativo maior de serviços com foco na qualidade e na humanização dos atendimentos”, aponta, ressaltando a evolução no faturamento da entidade. A diretora apresentou aos prefeitos série histórica que mostra a ampliação dos serviços. “O CimSaúde cresceu pela união e aproximação dos municípios”, finaliza.
Com informações da assessoria de imprensa.