Ponta Grossa
Arrecadação com IPTU aumentou 34% nos últimos 4 anos em PG
Maior arrecadação é reflexo do aumento do número de empreendimentos na cidade, que cresceram exponencialmente nos últimos anos
Kadu Mendes | 11 de janeiro de 2025 - 06:55
A arrecadação da Prefeitura de Ponta Grossa através do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) aumentou em 34% nos últimos quatro anos. Se em 2021 o valor obtido através do tributo foi de R$ 74,3 milhões, no ano passado o montante foi de R$ 100,1 milhões.
Um dos fatores fazem a arrecadação com o IPTU aumentar é o crescimento no quantitativo do número de imóveis cadastrados no município. Em 2024, Ponta Grossa chegou a marca de 183.014 propriedades imobiliárias, um aumento de 10,2% de empreendimentos em relação a 2021, quando a cidade tinha 165.978 cadastros de domicílios ou prédios comerciais.
Embora os valores tenham aumentado nos últimos quatro anos, em um recorte mais recente, ao se comparar o ano de 2023 com o de 2024, observa-se uma ‘pausa’ no crescimento da arrecadação – em um ano o aumento foi de apenas 6%. Em entrevista ao Portal aRede, o secretário da Fazenda de Ponta Grossa, Cláudio Grokoviski, disse que, o crescimento estagnado nas receitas sobre propriedade, como o IPTU e também o IPVA, está muito próximo dos índices inflacionários. Ou seja, não houve um aumento real, no último ano.
Questionado sobre o que os ponta-grossenses podem esperar quanto a aplicação dos valores arrecadados através dos tributos municipais, Grokoviski destacou que a Prefeitura “tem o compromisso de devolver à população na forma de serviços, atendimentos, obras tudo aquilo que o cidadão e empresas recolhem de impostos na cidade, dentro da fatia de participação de cada ente”, destaca. Cabe lembrar que, com exceção das receitas próprias do Município (ISS, ITBI, IPTU e Taxas), os demais tributos são pagos a União e Estado, e parte retorna aos cofres municipais dentro dos critérios estabelecidos.
Vale ressaltar que dos valores arrecadados através do IPTU, obrigatoriamente a Prefeitura deve encaminhar 25% para a Educação e 15% para a Saúde. Contudo, em Ponta Grossa, os valores destinados para as políticas sanitárias são consideravelmente superiores ao limite mínimo estabelecido, chegando a 22%.
IPTU 2025 - A Secretaria da Fazenda informou, nesta sexta-feira (10), que a consulta de valores e emissão dos boletos para pagamento do IPTU 2025 estarão à disposição dos contribuintes a partir do dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira. Assim como já foi realizado em 2024, os ponta-grossenses poderão ter acesso aos dados de duas maneiras: on-line, pelo site da Prefeitura, ou fazendo a solicitação na Praça de Atendimento – localizada no Paço Municipal.
Tanto no pagamento à vista quanto no vencimento da primeira parcela, a data de vencimento é no dia 20 de março de 2025. O pagamento poderá ser feito via pix, com um QR Code disponível no boleto, ou na rede de bancos credenciados. O boleto também pode ser acessado diretamente com o aplicativo Oxy Cidadão - o mesmo utilizado para o programa Nota PG.
Conforme o Secretário da Fazenda Cláudio Grokoviski ainda não se pode estipular o valor que será arrecadado através do IPTU em 2025, visto que o Município ainda faz a computação dos dados com relação aos imóveis que foram registrados ainda neste mês de janeiro no Cadastro Técnico Municipal da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento. Contudo, a arrecadação com o IPTU tende a ser ainda maior ao final deste ano, uma vez que o número de empreendimentos inaugurados na cidade aumentou, nos últimos meses.