Campos Gerais
Amcespar é autorizada a continuar projeto de aeroporto
O projeto deve ser realizado a partir de um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões
João Iansen | 07 de janeiro de 2025 - 03:03
O Governo do Estado do Paraná anunciou que autorizou o projeto do aeroporto regional em Fernandes Pinheiro. A solicitação foi feita pela Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), por meio do Conselho de Desenvolvimento (Conder). O projeto deve ser realizado a partir de um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões.
Ainda em dezembro de 2024, o então presidente da Associação, do Conder e de Irati, Jorge Derbli, junto com a agora ex-presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS Amcespar) e ex-prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, estiveram reunidos com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o qual afirmou que o projeto havia autorização para sua continuidade.
A área onde ocorrerá a construção do aeródromo foi doada pela família Kasprzak em outubro de 2023 para a Amcespar que, através Conder, tem atuado em prol do projeto. Trata-se de uma área de 12 alqueires, localizada em Fernandes Pinheiro, onde já existe uma pista de pouso não pavimentada.
O ex-presidente do Conder, Jorge Derbli, acredita que o aeródromo será um marco para o desenvolvimento regional. “Através desse aeroporto, nós vamos crescer muito, toda a região, todos os municípios, e grandes empresas virão se instalar em Irati por ter esse aeroporto, por ter onde os empresários virem aqui, por questão de tempo de locomoção”, disse.
A ex-presidente do CIS Amcespar, Cleonice Schuck agradece a todos apoiaram a proposta. “Só tenho a agradecer aos prefeitos que confiram, que acreditaram, que sonharam junto comigo, ao deputado Alexandre Curi, que sempre me passou a certeza desta conquista, ao deputado Sandro Alex, que foi o esteio da conquista deste aeroporto regional e que conseguiram, juntos, sensibilizar o nosso governador. Muito obrigada Ratinho Júnior, por olhar para a nossa região e trazer com certeza este que será um marco do desenvolvimento da região da Amcespar”, disse Cleonice.
NOVA GESTÃO - Em 12 de dezembro de 2024, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, foi eleito presidente da Amcespar. O mandato terá como vice-presidente o prefeito atual de Irati, Emiliano Gomes, e como tesoureiro o prefeito de Inácio Martins, Edmundo Vier.
Após ser eleita na Associação, a chapa destacou a implantação do aeroporto regional. Na visão dos prefeitos da Amcespar, essa iniciativa é estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico e atrair novos investimentos para os municípios da região. Leandro reforçou também o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento regional. "Vamos continuar com esse trabalho representando a nossa população que sofre, que trabalha, que desenvolve as nossas cidades e merece ter políticos que trabalhem realmente dedicados em trazer desenvolvimento para toda a nossa região”, concluiu.
PRÓXIMOS PASSOS - O projeto será finalizado em 2025, com colaboração de prefeitos da região. A previsão é que o aeroporto não apenas impulsione o desenvolvimento econômico, mas também coloque o centro-sul do Paraná em um patamar mais elevado no cenário nacional.
A Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná abrange os municípios de Irati, Rio Azul, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Teixeira Soares, Prudentópolis, Mallet, Imbituva, Inácio Martins e Guamiranga, com a finalidade de promover a integração regional, econômica e administrativa dos associados.