Campos Gerais
Prefeitos da região começam a tomar posse de seus cargos
Ao todo, serão 14 prefeitos reeleitos e outros 14 prefeitos eleitos pela primeira vez ou retornando ao cargo após seu último mandato
João Iansen | 30 de dezembro de 2024 - 19:33
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tomarão posse de seus respectivos cargos no Poderes Executivo e Legislativo Municipais a partir de 1º de janeiro de 2025. Nos municípios da região, os gestores municipais concentram a maior parte das cerimônias no primeiro dia do ano, mas alguns atos já irão acontecer nesta terça-feira (31).
Ao todo, serão 14 prefeitos reeleitos e outros 14 prefeitos eleitos pela primeira vez ou retornando ao cargo após seu último mandato.
O primeiro evento já ocorreu nessa segunda-feira (30), quando o prefeito reeleito Oziel Neivert e seu vice Christian Czelusniak foram empossados em Fernandes Pinheiro. Os seguintes serão em Rebouças, às 8h30 na Câmara Municipal, com a posse de Laercio Cipriano e Maurinho Paluch. Em Inácio Martins, no Salão Paroquial da cidade, onde o prefeito eleito Dimas Vier e seu vice Rosemir Vaz Kutia tomarão posse às 9 horas. No mesmo dia, Leandro Jasinski e Jair Boni estarão na cerimônia realizada na Câmara Municipal de Rio Azul, às 10 horas. Em São João do Triunfo, o prefeito eleito Mario Cezar e seu vice Cristian Borges também receberão a posse. O ato acontece às 17 horas.
Na manhã do dia 1º de janeiro, serão empossados os eleitos nas cidades de Cândido de Abreu (Renan Romanichen e Newton Rodrigo), Castro (Dr. Reinaldo Cardoso e Régis Moreno), Curiúva (Christiano Borges e Pithi), Ivaí (Orli de Cristo e Marcelo Nass), Jaguariaíva (Juca Sloboda e Reginaldo Cheirubim), Ortigueira (Ary Mattos e Gilson de Meira), Palmeira (Altamir Sanson e José Ailton de Vasco) e Sengés (Gerson Nunes e Motta Ribeiro).
Por fim, na mesma data, ainda ocorrem as posses de Irani Barros e Potinho (Arapoti), Elisangela Pedroso e Dr. Otávio (Carambeí), Marcelo Leite e Igor Pontarolo (Guamiranga), Bertoldo Rover e Dirceu Camargo (Imbituva), Douglas Modesto e Ivonete Costa (Ipiranga), Emiliano Gomes e Dra. Larissa (Irati), Hnerique Carneiro e Wagner Zadra (Piraí do Sul), Elias Gomes da Costa e Gandin Jr. (Porto Amazonas), Adelmo Klosowski e Juarez Antônio (Prudentópolis), Lucas Machado e Ana Maria Pachalki (Reserva), Ivanor Muller e Ademilson Pires (Teixeira Soares), Rita Araújo e Jefferson Abreu (Telêmaco Borba), Rildo Leonardi e Hellynez (Tibagi), e Zelio Bittencourt e Ione Camargo (Ventania).
MANDATOS - No pleito deste ano, 14 prefeitos foram reeleitos na região e estarão em seu segundo mandato, outros 8 foram eleitos pela primeira vez para o cargo de prefeito, enquanto Dr. Reinaldo Cardoso (Castro), Bertoldo Rover (Imbituva), Juca Sloboda (Jaguariaíva), Altamir Sanson (Palmeira), Ivanor Muller (Teixeira Soares) e Rildo Leonardi (Tibagi) já foram prefeitos em gestões anteriores a gestão de 2021-2024 e agora voltam a assumir o cargo.
Os mandatos de vereadores e prefeitos têm duração de 4 anos. A reeleição é permitida para todos os cargos, mas, no caso de prefeitos, a renovação do mandato pode ocorrer apenas uma vez para um mandato subsequente e sem restrição para um pleito não-consecutivo. Ou seja, um prefeito reeleito em 2024 (portanto, já cumpriu um mandato entre 2021 e 2024) não poderá tentar um novo cargo no Executivo municipal de sua cidade em 2028, mas poderá ser eleito novamente em 2032.
Com supervisão de Mário Martins.