Ponta Grossa
Elizabeth revela prioridades da Prefeitura para próxima gestão
Prefeita reeleita de Ponta Grossa ressalta que a Saúde seguirá recebendo maior foco da gestão e destaca relacionamentos com a Câmara e os governos Estadual e Federal
Kadu Mendes | 02 de janeiro de 2025 - 09:00
A prefeita reeleita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), em entrevista ao Portal aRede, na manhã desta segunda-feira (30), destacou quais serão os próximos passos da Administração Municipal. Ela comentou a nova composição do secretariado, com foco na Saúde, revelou os projetos prioritários para 2025 e ainda fez uma retrospectiva com os principais pontos do primeiro mandato como prefeita de Ponta Grossa.
Elizabeth ainda projetou como se dará o relacionamento entre Prefeitura e Câmara de vereadores e como espera fortalecer o diálogo entre o Governo Municipal ponta-grossense com as demais esferas do Poder Executivo – Governo do Estado e Federal.
Grupo aRede: Prefeita, qual será o principal foco do Poder Executivo, neste segundo mandato, visto que a senhora terá a disposição o maior orçamento da história de Ponta Grossa?
Elizabeth Schmidt: A prioridade agora, nesse segundo mandato, vai continuar sendo Saúde, Segurança, porque é o que o povo pediu. Em terceiro lugar, o povo pediu asfalto e pavimentação, mas nós já estamos com vários milhões de projetos prontos para dar continuidade, aquilo que falta para chegar no 100% e depois alçar voos para a zona rural também. Então, os projetos de asfalto estão prontos e as obras que já estão acontecendo, as licitações que já estão acontecendo, elas vão continuar. Eu penso que sou e continuarei sendo a prefeita de todos. O que importa é a responsabilidade que nós temos de unir a cidade com objetivos comuns, com foco no nosso trabalho, abrir as portas da Prefeitura para todos aqueles que quiserem colaborar, com muito diálogo, com integração entre as secretarias e os cidadãos da nossa cidade. Quero que a nossa cidade seja maior, melhor e mais humana e esteja em constante transformação, porque é isso que acontece aqui na nossa cidade. Você colhe as sementes que você plantou. Então, eu penso que os próximos quatro anos vão ser de avanços transformadores da nossa cidade.
Grupo aRede: Prefeita, a senhora quando assume a Prefeitura de Ponta Grossa, em 2021, se depara com a pandemia de Covid-19, depois, mais recentemente, houve a epidemia de dengue, além de outros problemas. Mas em meio a esses empecilhos, na opinião da senhora, qual foi o grande trunfo do Governo e quais foram as grandes conquistas desse primeiro mandato da senhora à frente da Prefeitura?
Elizabeth Schmidt: Foram as obras de infraestrutura e as medidas, inclusive impopulares, que tomamos com relação à Saúde, mas que eram necessárias e foram eficazes, porque agora a gente está vendo e colhendo os resultados. Passar ambos os hospitais para o governo do Estado foi uma medida considerada e foi muito cogitada, inclusive, como uma deficiência durante o período das eleições, mas que o próprio secretário Beto Preto disse para mim, há alguns dias, ‘a senhora estava certa’, porque era uma porta aberta para a região e nós estávamos pagando a conta para o Governo do Estado, né? Agora estamos com regras diferenciadas na área da saúde e nós queremos fazer a diferença mesmo, vai ser a grande prioridade nossa.
Grupo aRede: A senhora, na última semana, anunciou os nomes que vão chefiar as pastas das secretarias municipais. Alguns foram mantidos nos seus respectivos cargos. Tivemos alguns nomes sendo remanejados e, principalmente, algumas novidades. Gestores, pessoas que já ocuparam cargos de relevância em outras secretarias de outros grandes municípios. Eu gostaria que a senhora apontasse para os objetivos do governo junto com esses novos nomes que compõem o secretariado de Ponta Grossa a partir do próximo ano.
Elizabeth Schmidt: Na verdade, a gente sempre precisa fazer algumas mudanças que são pontuais. Na área da Saúde, toda a população esperava uma grande mudança e é o que queremos fazer, porque temos uma equipe muito competente, uma equipe forte, uma equipe aguerrida que faz aquilo que ama. Então, a convite meu, junto da deputada Márcia Huçulak, a secretária Lílian Brandalise chegou para assumir a presidência da fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa. Ela tem uma experiência, um domínio grande na área da Saúde. Ela trabalhou na Sesa, sendo chefe da Regional Noroeste, ela foi secretária de saúde por duas vezes, por duas gestões [em Pato Branco], e agora está com todo o gás para chegar em Ponta Grossa e fazer a diferença junto com a Priscila Degraf (ex-presidente da FMS), que vai ser a vice-presidente. Toda a equipe de Saúde vai ser alternada, vai ser mudada justamente para haver um choque. Acho que no segundo e no terceiro escalão, em todas as áreas, nós precisamos fazer algumas mudanças para haver realmente outro olhar em todas essas questões. Os objetivos todos de chegar à gestão plena, que mostramos, eles precisam ser escalonados e preparados para um dia, se for o caso, a gente chegar lá. O primeiro deles, e que vai acontecer agora e é primordial, é a questão de transformar a Fundação Municipal de Saúde em uma secretaria. É importante que isso aconteça, mas precisa acontecer uma preparação muito especial para essa mudança.
Grupo aRede: Prefeita, seu atual líder de governo, vereador Julio Küller (MDB), deverá assumir a presidência da Câmara a partir do próximo ano. Como a senhora projeta o diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo a partir de 2025?
Elizabeth Schmidt: Acredito que essa boa relação sempre deve existir entre o Executivo e o Legislativo. E agora vai ser melhor ainda, durante esse mandato, porque se o Julio conseguir ser o presidente da Câmara, nós vamos reafirmar aquilo que aconteceu durante a eleição. Então, eu espero que essa relação seja a melhor possível. Penso que a relação vai ser muito boa e todos os demais vereadores vão estar junto conosco, fazendo a base, aqueles que quiserem. Todos foram convidados a fazerem parte da base do governo. E eu quero que o Pastor Ezequiel (DC) seja o meu líder do governo. Já fiz o convite para ele.
Grupo aRede: Elizabeth, como será o relacionamento do Governo Municipal com os as demais esferas da Administração Pública, no caso o Governo Estado e o Governo Federal?
Elizabeth Schmidt: Muito bem. Já aconteceu, nesse final de ano, um relacionamento muito bom com os deputados que eu nomeei como representantes [Fábio Oliveira, Márcia Huçulak e Flávia Francischini] e eu acredito que vai ser muito interessante. E os secretários municipais, todos eles também, eles têm uma boa relação, tanto a nível estadual quanto a nível federal. Por exemplo, a Márcia, a Flávia e o Fábio, já entraram em contato com os deputados federais deles. Temos o nosso deputado daqui, o Aliel, que já está destinando uma verba interessante. Temos o Sérgio Moro, que mandou emendas agora de R$ 8,5 milhões para a construção de um ambulatório de saúde mental.
Grupo aRede: Mas prefeita, quando a senhora precisar dialogar, buscar o Governo Federal, serão várias alternativas de intermediação, várias vias. Mas a senhora tem alguma prioridade? Vai falar primeiro com o Aliel, com o Sérgio Moro ou com outros deputados federais?
Elizabeth Schmidt: Isso vai variar conforme a área que a gente precisar do apoio. Conforme a área, a gente vai pedir socorro para todo mundo. Nós já estamos recebendo inúmeras emendas bem interessantes já para o ano que vem, resultado dessas alianças e parcerias.