PUBLICIDADE

Telêmaco debate soluções para adequar gestão de resíduos

Para analisar os próximos passos da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (14) o ‘Pitch Day TC100’, onde serão apresentadas 16 soluções elaboradas por startups

Anúncio do projeto ‘Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)’ foi realizado no fim de 2021
Anúncio do projeto ‘Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)’ foi realizado no fim de 2021 -

Para analisar os próximos passos da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (14) o ‘Pitch Day TC100’, onde serão apresentadas 16 soluções elaboradas por startups

O município de Telêmaco Borba deve se tornar, em breve, o primeiro território  100% circular em embalagens do Brasil. O planejamento é desenvolvido em parceria com as empresas Klabin e Heineken; e apoio do HUB Incríveis. Nesta proposta, anunciada oficialmente no mês de novembro de 2021, materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico, são transformados, reaproveitados e reciclados em vez de serem enviados para aterros sanitários.

Para analisar os próximos passos da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (14) o ‘Pitch Day TC100’, onde serão apresentadas 16 soluções elaboradas por startups. A partir dessas discussões, a intenção é apresentar publicamente as estratégias que podem auxiliar Telêmaco Borba a se tornar um território ‘lixo zero’, em embalagens. A transmissão do encontro ocorre a partir das 8h30, no canal do HUB Incríveis no YouTube. Ainda na fase de planejamento, as empresas envolvidas dividiram o projeto em três etapas: diagnóstico (fase 1), chamada de soluções (fase 2) e implementação de protótipos (fase 3).

Entre os principais desafios do projeto está o de aumentar ao máximo a reciclagem de embalagens. Para isso, na primeira fase do TC100, que ocorreu em 2021 e foi patrocinada pela Klabin, foi realizado um diagnóstico detalhado da quantidade de materiais de embalagens reciclados e comercializados pela cooperativa local, além da medição do total de materiais direcionados para o aterro. Esse levantamento identificou que apenas 11,7% das embalagens de Telêmaco Borba são recuperadas via coleta seletiva ao ano.

Foram mapeados os principais problemas e desafios da gestão de resíduos e apontadas medidas para elevar este potencial de reciclabilidade, unindo esforços da prefeitura e cooperativas, cidadãos e empresas. As ações incluem melhorias na estrutura das cooperativas, aperfeiçoamento das políticas públicas, formação e desenvolvimento de lideranças, iniciativas de educação ambiental e a criação de uma rede de comercialização de reciclados.

“Estamos estruturando um modelo que vai ser aplicado até o fim de 2022, em Telêmaco Borba, e será possível de ser repetido pelas demais cidades que queiram ser um território onde se recicla o máximo possível de embalagens e se envia o mínimo para aterro”, afirmou Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin. “É mais uma das iniciativas que a Klabin está desenvolvendo para atingirmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

Próximas etapas ocorrerão em breve

As duas empresas patrocinadoras (Klabin e Grupo Heineken) vão prototipar o máximo de soluções que permitam ampliar o estudo e refinar a metodologia do TC100, para que a iniciativa seja levada para outras cidades brasileiras. Assim que finalizada a etapa de cocriação, que envolve diretamente a participação de startups, a terceira fase deverá colocar todas as soluções criadas em prática na cidade e acompanhar os resultados, identificando pontos de melhoria, acertos e o potencial de escalação de cada iniciativa.

Para participar do projeto, o município passou por um processo de seleção que analisou mais de 20 territórios brasileiros, e foi selecionado por representar demograficamente várias cidades brasileiras: possuir um aterro sanitário no fim de sua vida útil, ter uma prefeitura engajada no tema de economia circular e ser beneficiado pelo Programa de Resíduos Sólidos da Klabin.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE