Campos Gerais
Telêmaco debate soluções para adequar gestão de resíduos
Para analisar os próximos passos da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (14) o ‘Pitch Day TC100’, onde serão apresentadas 16 soluções elaboradas por startups
Da Redação | 14 de abril de 2022 - 00:31

Para analisar os próximos passos da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (14) o ‘Pitch Day TC100’, onde serão apresentadas 16 soluções elaboradas por startups
O município de Telêmaco Borba deve se tornar, em breve, o primeiro território 100% circular em embalagens do Brasil. O planejamento é desenvolvido em parceria com as empresas Klabin e Heineken; e apoio do HUB Incríveis. Nesta proposta, anunciada oficialmente no mês de novembro de 2021, materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico, são transformados, reaproveitados e reciclados em vez de serem enviados para aterros sanitários.
Para analisar os próximos passos da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (14) o ‘Pitch Day TC100’, onde serão apresentadas 16 soluções elaboradas por startups. A partir dessas discussões, a intenção é apresentar publicamente as estratégias que podem auxiliar Telêmaco Borba a se tornar um território ‘lixo zero’, em embalagens. A transmissão do encontro ocorre a partir das 8h30, no canal do HUB Incríveis no YouTube. Ainda na fase de planejamento, as empresas envolvidas dividiram o projeto em três etapas: diagnóstico (fase 1), chamada de soluções (fase 2) e implementação de protótipos (fase 3).
Entre os principais desafios do projeto está o de aumentar ao máximo a reciclagem de embalagens. Para isso, na primeira fase do TC100, que ocorreu em 2021 e foi patrocinada pela Klabin, foi realizado um diagnóstico detalhado da quantidade de materiais de embalagens reciclados e comercializados pela cooperativa local, além da medição do total de materiais direcionados para o aterro. Esse levantamento identificou que apenas 11,7% das embalagens de Telêmaco Borba são recuperadas via coleta seletiva ao ano.
Foram mapeados os principais problemas e desafios da gestão de resíduos e apontadas medidas para elevar este potencial de reciclabilidade, unindo esforços da prefeitura e cooperativas, cidadãos e empresas. As ações incluem melhorias na estrutura das cooperativas, aperfeiçoamento das políticas públicas, formação e desenvolvimento de lideranças, iniciativas de educação ambiental e a criação de uma rede de comercialização de reciclados.
“Estamos estruturando um modelo que vai ser aplicado até o fim de 2022, em Telêmaco Borba, e será possível de ser repetido pelas demais cidades que queiram ser um território onde se recicla o máximo possível de embalagens e se envia o mínimo para aterro”, afirmou Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin. “É mais uma das iniciativas que a Klabin está desenvolvendo para atingirmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
Próximas etapas ocorrerão em breve
As duas empresas patrocinadoras (Klabin e Grupo Heineken) vão prototipar o máximo de soluções que permitam ampliar o estudo e refinar a metodologia do TC100, para que a iniciativa seja levada para outras cidades brasileiras. Assim que finalizada a etapa de cocriação, que envolve diretamente a participação de startups, a terceira fase deverá colocar todas as soluções criadas em prática na cidade e acompanhar os resultados, identificando pontos de melhoria, acertos e o potencial de escalação de cada iniciativa.
Para participar do projeto, o município passou por um processo de seleção que analisou mais de 20 territórios brasileiros, e foi selecionado por representar demograficamente várias cidades brasileiras: possuir um aterro sanitário no fim de sua vida útil, ter uma prefeitura engajada no tema de economia circular e ser beneficiado pelo Programa de Resíduos Sólidos da Klabin.
Com informações da Assessoria de Imprensa