PUBLICIDADE

Paraná entrega 225 viaturas e 1.400 coletes balísticos à PPPR

A solenidade de entrega foi realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença de autoridades políticas e policiais de várias regiões do estado

A ampliação da frota visa mais segurança, modernização, mobilidade e renovação para o departamento
A ampliação da frota visa mais segurança, modernização, mobilidade e renovação para o departamento -

Com investimentos que ultrapassam os R$ 36 milhões, o Governo do Estado do Paraná oficializou, na manhã desta segunda-feira (22), a entrega de 225 viaturas e 1.400 coletes balísticos para a Polícia Penal do Paraná (PPPR). A solenidade de entrega foi realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a presença de autoridades políticas e policiais de várias regiões do estado.

Esta ampliação da frota de viaturas e aquisição de coletes balísticos para todo o quadro de policiais penais representa mais segurança, modernização, mobilidade e renovação para o departamento, que realiza, atualmente, a custódia de 37.745 pessoas privadas de liberdade (PPL) em todas as penitenciárias e cadeias públicas. Durante a cerimônia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, ainda, a compra de 1.500 fuzis e quatro aeronaves para atendimento das demandas de todas as forças de segurança do estado.

Em sua fala, Ratinho Junior destacou a reorganização pela qual passou o sistema prisional paranaense nos últimos cinco anos e a capacitação dos policiais penais para gerenciar 100% dos estabelecimentos penais. “Quando se tem um sistema carcerário organizado, respeitado, com eficiência e com uma boa gestão, diminui-se os índices de criminalidade nas ruas, pois muitas vezes o comando para atos criminosos saía de dentro dos presídios. Isso foi muito importante no processo de reorganização. Nos próximos meses, faremos a entrega de fuzis modernos, que já foram adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), reforçando ainda mais a estrutura da Polícia Penal e consolidando cada vez mais esta marca como referência nacional”, destaca.

“Este é um momento de respeito à Polícia Penal. Recentemente, a instituição possuía uma frota sucateada e hoje o departamento conta com viaturas novas, modernas, com celas humanizadas para transportes e escoltas de apenados. Neste mesmo pacote temos veículos blindados e semi blindados para uso do Setor de Operações Especiais (SOE) e a entrega de coletes balísticos para suprir a necessidade da PPPR”, disse o secretário de segurança pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, destacou que o momento pelo qual passa o departamento é de gratidão. “Tivemos várias evoluções e fatos marcantes dentro destes 115 anos do sistema prisional do Paraná, contudo, como instituição policial e membros da segurança pública, nossa história é recente, com apenas 3 anos da transformação da nossa carreira, de agentes penitenciários para policiais penais. Já nos sentimos aptos a acompanhar, lado a lado, as demais forças policiais para que todo o trabalho relacionado a segurança pública possa ser feito de forma integrada. Isso aumenta consideravelmente nossa responsabilidade e essa nova frota refletirá em mais segurança, não só para nossos policiais mas também para as pessoas privadas de liberdade”, afirma.

Entre os veículos repassados à PPPR, estão 70 automóveis modelo hatch; 15 modelo sedan; 30 do tipo furgão; 100 caminhonetes modelo S-10 e 10 caminhonetes modelo Trailblazer, sendo todas as nove regionais administrativas da Polícia Penal contempladas com as novas viaturas. Por regional, Curitiba receberá 44 viaturas; Ponta Grossa receberá 21; Guarapuava 20; Londrina 37; Maringá 28; Umuarama 27; Francisco Beltrão 16; Cascavel 17 e Foz do Iguaçu 15 viaturas.

Com informações: Polícia Penal do Paraná

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE BRASIL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE