Bom Dia Astral
Metalgráfica Iguaçu é adquirida pela CDN
Ações da Metalgráfica Iguaçu foram adquiridas na totalidade pela Companhia Siderúrgica Nacional
Fernando Rogala | 27 de novembro de 2021 - 01:09

Ações da Metalgráfica Iguaçu foram adquiridas na totalidade pela Companhia Siderúrgica Nacional
A Metalgráfica Iguaçu, tradicional indústria do ramo de
embalagens metálicas para alimentos, instalada no bairro da Nova Rússia, em Ponta
Grossa, foi adquirida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A transação
foi confirmada em fatos relevantes informados por ambas as companhias aos seus
investidores na última quarta-feira, dia 24 de novembro. Valores não foram revelados,
mas há a informação de que as ações da Metalgráfica foram adquiridas em sua
totalidade. Segundo os comunicados, a operação, ainda a ser aprovada pelos acionistas
de ambas as empresas, se tornaria subsidiária de forma integral da siderúrgica
de Volta Redonda, do Rio de Janeiro.
De acordo com ambos os comunicados, nos termos do Acordo de Investimento, a CSN e a Metalgráfica concordam que, para fins da fixação da relação de substituição das ações, “será considerado o valor econômico da Metalgráfica aferido em avaliação preliminar conduzida por empresa especializada, e, no caso da CSN, o preço médio das ações de sua emissão nos últimos 30 (trinta) pregões, em razão de sua liquidez e dispersão. Em até 30 (trinta) dias contados da data de fechamento da operação, a relação de substituição poderá ser ajustada, nos termos previstos no Acordo de Investimento”.
Com a aquisição e a combinação das operações, as empresas objetivam o progresso e aperfeiçoamento do mercado brasileiro de embalagens metálicas e segue a tendência de inúmeras operações de consolidação do setor ocorridas no mundo. Segundo a CSN, a tecnologia utilizada pela Iguaçu é mais moderna do que a utilizada pela CSN, melhorando a competitividade do negócio e fortalecendo a cadeia nacional, especialmente em relação as embalagens sucedâneas. A operação seria um passo estratégico para ampliar a capacidade de produção da divisão de embalagens da CSN.
A Iguaçu, por sua vez, afirmou aos acionistas que a CSN detém da mais alta tecnologia e qualidade na produção de folhas metálicas, vislumbrando, com a operação, fortes sinergias para o aperfeiçoamento e otimização do parque de produção de embalagens metálicas da Prada, bem como incremento das linhas de produtos e implementação de melhorias nos processos produtivos da Metalgráfica, para reforçar e elevar sua competitividade em relação a embalagens produzidas a partir de outros materiais. “A Metalgráfica, por seu lado, é detentora de excelente padrão de qualidade de produtos e serviços, dispondo de equipamentos de última geração na produção de latas para alimentos”, revelou a Metalgráfica, no Fato Relevante, assinado pelo diretor de Relações com Investidores, Rogerio Payrebrune St. Sève Marins.
As empresas
Fundada em 1951, a Metalgráfica possui aproximadamente 300 funcionários em suas unidades em Ponta Grossa (PR) e Goiânia (GO), e produz latas de aço para o mercado nacional e internacional de embalagens metálicas para alimentos. Já a CSN, por sua vez, é um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, atuando com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Atualmente, entre seus ativos, a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada; cinco unidades industriais; minas de minério de ferro, calcário, dolomita e estanho; distribuidora de aços planos; terminais portuários; participações em ferrovias; e participação em duas usinas hidrelétricas.